Categorias



Jaraguá deve agilizar 213 cirurgias eletivas SUS por meio de mutirão

27/07/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: cirurgia eletiva mutirao sus

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul aguarda a aprovação da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) da rede estadual de saúde para iniciar os procedimentos de avaliação pré-cirúrgica de pacientes SUS de Jaraguá. A avaliação da CIB acontece nesta quinta-feira (27) e, no caso de aprovação do mutirão, 213 jaraguaenses terão suas cirurgias eletivas realizadas. Serão 50 cirurgias ortopédicas, 29 cirurgias gerais, 10 cirurgias ginecológicas e 124 cirurgias oftalmológicas. Isso sem contar outros municípios da região. O recurso é federal, Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec). Para as cirurgias de pacientes SUS de Jaraguá do Sul, o investimento gira em torno de R$ 141 mil. De acordo com a gerente de Planejamento e Programação da Secretaria de Saúde Fabiana Conrado, o mutirão deve ser aprovado pela comissão e, assim que for oficializado por deliberação, os pacientes começarão a ser chamados. O município coordena a lista de pacientes e efetua o pagamento do mutirão por meio do Fundo Municipal de Saúde. As cirurgias devem acontecer em agosto e setembro deste ano.


Diminuição da fila de espera por pequenas cirurgias

A Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron (Centro Vida) realiza desde o início do mês de julho pequenos procedimentos cirúrgicos aos sábados com o objetivo de diminuir a fila de espera para esses atendimentos. Com esse horário extra, 130 procedimentos a mais foram realizados, além dos que já estão na rotina. Exemplos desses procedimentos são drenagem de absessos, retirada de tumores superficiais de pele, tratamento cirúrgico de unha encravada e retirada de verrugas. 

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000