Instabilidade climática marcará a semana na região

04/11/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: previsao temporal

Depois do temporal deste domingo que atingiu a região de Jaraguá do Sul, a semana promete ser de instabilidade climática com pancadas de chuva durante o período. Os dados são do boletim do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

Para a Região do Litoral Norte, onde se localiza o Vale do Itapocu, o tempo fechado e chuvoso deve se estender para manhã/tarde desta terça-feira (5), inclusive com previsão de temporais com rajadas de ventos maior ou igual a 60 KM. Já a quantidade de chuva deve ficar entre 20 a 40 milímetros (mm) no período de 24 horas.

Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, combinada com os ventos quentes e úmidos que sopram da região da Amazônia (Jatos de Baixos Níveis) e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera que favorecem a formação de núcleos de tempestades explosivos, e consequentemente, aumentando seu volume e o seu potencial de severidade.

O tempo instável deve se estender até quinta-feira (7) já que na sexta-feira a previsão é de chuva mais fraca e isolada mais na região Leste do Estado com elevação da temperatura para máxima de 28 graus no Oeste e 25° no restante de Santa Catarina.

Pós-temporal – Nesta segunda-feira (4), as equipes de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul seguiram na avaliação dos estragos causados pelo temporal deste domingo (3) nos bairros e região central do Município. Foram registrados 10 pontos de alagamento no município. Em pouco mais de uma hora, a média de chuva foi de 50 milímetros.

Quatro áreas com risco de desabamento de terra foram monitoradas. A equipe também contabilizou três quedas de muro e quatro estruturas com rachaduras. Além disso, um caso de risco iminente de queda de árvore está sendo avaliado. Os bairros onde as ocorrências foram registradas são Tifa Martins, Ilha da Figueira, Água Verde, São L Luis, Jaraguá Esquerdo, Rau, Vila Nova, Barra do Rio Molha, Centro, Jaraguá 84, Vila Lenzi e Garibaldi. Neste momento, a situação está normalizada. A equipe de Defesa Civil continua de plantão, qualquer emergência deve ser comunicada pelo 199.