Categorias



Incubadora do Empreendedor entrega seu primeiro alvará

11/09/2014 - Publicado por: RICARDO - Categoria: Jourdan - Tags: incubadora alvara empreendedor

A Incubadora do Empreendedor entregou seu primeiro alvará de localização, concedido ao eletricista Ademir Sotolf, em ato realizado na tarde desta quarta-feira (10), no gabinete do prefeito de Jaraguá do Sul. Além do prefeito Dieter Janssen e do microempreendedor, também participaram do ato o diretor Administrativo e Financeiro doSebrae Santa Catarina, Sérgio Cardoso, a presidente da Apevi, Leonir Zacarias de Souza, o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, e o diretor executivo do Instituto Jourdan, Márcio Manoel da Silveira.

De acordo com o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Fard, eletricista é uma das cem atividades que podem ser beneficiadas pela Incubadora do Empreendedor. Ela funciona nas dependênicas do Sine, por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Sebrae, com o propósito de gerar emprego e renda, diminuir a burocracia estimulando o aumento da economia local através dos microempreendedores individuais (MEI). “Além disso, Jaraguá do Sul também promove a regularização destas empresas com o fornecimento de endereço fiscal para atividades que não tenham impacto ambiental ou risco sanitário”, explica Fard.

Para o mais novo Empreendedor Individual de Jaraguá do Sul, Ademir Sotolf, “esta foi uma grande iniciativa da Prefeitura. Nos ajuda no conhecimento e principalmente na legalização da atividade. Agora tenho uma referência e consigo fornecer nota sem burocracia”.

Já Márcio Silveira destaca ainda a oportunidade de aprendizado, cooperação e ineditismo desse projeto. “Este formato de Incubadora do Empreendedor é pioneiro no Brasil. O programa criado em Jaraguá do Sul resolve o problema fiscal do empreendedor e também proporciona a ele a oportunidade de capacitação pelo Sebrae, além da troca de conhecimento e ajuda mútua proporcionados pelo associativismo da Apevi”, acrescenta.

Benyamin Fard conta que o projeto nasceu em 2013 com a aprovação de duas leis, uma que regulamentou os escritórios virtuais e outra que criou a Incubadora. A partir disso, o município triou os microempreendedores que não constavam no cadastro atual e passou a convidá-los para este processo de capacitação, regularização e formalização. “O nosso trabalho acelerou o processo de formalização”, informa, lembrando que Ademir Stolf fez sua inscrição em 2010 e, naquela época, não conseguiu se regulamentar na Prefeitura. “Hoje, com a Incubadora, ele pode emitir nota fiscal do seu trabalho e ampliar o seu mercado; a Incubadora lhe deu dignidade empresarial”, salienta o presidente do Instituto Jourdan.

Jaraguá do Sul conta com mais de 2200 empreendedores individuais não legalizados. O objetivo com a Incubadora, é que em pouco tempo se legalize mais de 600 profissionais. O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Santa Catarina, Sérgio Cardoso, informou que esta incubadora em funcionamento em Jaraguá do Sul é a única no Brasil. “Este é um case que precisa ser amplamente divulgado. É um momento importante, pois o que está se fazendo aqui é uma garantia de direitos e benefícios aos Empreendedores Individuais. Jaraguá do Sul está sendo uma referência nesta área”, ressaltou.

Já o Prefeito Dieter Janssen parabenizou a iniciativa do eletricista Ademir Stolf em buscar a legalização, para que possa investir em sua atividade e assim crescer. “Com a atividade regularizada, os profissionais também auxiliam no crescimento de nossa cidade. Quanto aos investimentos no desenvolvimento econômico, estamos buscando fazer a nossa parte para que se possa oferecer oportunidades aos que buscam prestar bons serviços”, comentou. Ele finalizou dizendo que a cidade tem uma das menores taxas de mortalidade de empresas de Santa Catarina e atribui esse fato a forma organizada e planejada que o empreendedor jaraguense abre seu negócio. “Desejo aqui sucesso ao Ademir e tenho certeza que ele servirá de exemplo para muitos empreendedores que buscam regularização de suas atividades”, finalizou.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000