Categorias



Hoje tem apresentação do Projeto Acolhida na Colônia, no Rio da Luz

14/08/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo acolhida colonia palestra

Produtores rurais e agricultores familiares têm compromisso agendado nesta terça-feira (14), às 19h, para a palestra gratuita  do Projeto Acolhida na Colônia, de Santa Rosa de Lima, com Lucilene Assing. O evento será no prédio da extinta Escola Arnoldo Schulz, no bairro Rio da Luz. O convite é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, por meio da Diretoria de Turismo. A intenção é fomentar o agroturismo no Vale Tombado do Rio da Luz e nos demais bairros do município.

A palestrante Lucilene Assing é engenheira agrônoma, atua na assistência técnica, sensibilização e capacitação. Durante o encontro, ela apresentará detalhes do projeto, relacionados à implantação e organização. A proposta foi criada no Brasil em 1999 e reúne 180 famílias, que trabalham alinhadas na valorização do modo de vida no campo, pelo viés do agroturismo ecológico. Integra Rede Accueil Paysan, com sede na França, modelo implantado em 1987.

A arrancada para despertar os produtores jaraguaenses ao investimento no acolhimento turístico ocorreu em fevereiro deste ano, quando a Diretoria de Turismo encabeçou visita técnica ao município de Santa Rosa de Lima, Capital Catarinense da Agroecologia. A visita técnica também incluiu Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Segunda etapa

O projeto Acolhida na Colônia atende as expectativas dos que buscam as belezas e a simplicidade interiorana, fundamentado na produção de orgânicos, produtos ecossustentáveis e naturais, associado ao turismo rural. Em Santa Catarina, a proposta está presente nas Encostas da Serra Geral, nas regionais de Ituporanga e Vale dos Imigrantes, e também na Serra Catarinense. No Rio de Janeiro, o projeto associativista está implantado em Casimiro de Abreu.

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Marcelo Nasato, sustenta que a administração municipal aposta na viabilidade econômica do projeto. Para ele, é imprescindível valorizar a força do trabalho dos que  vivem no meio rural. “Eles terão a oportunidade de empreender, recebendo os turistas, incrementando a renda familiar sem sair da propriedade”, reitera Nasato.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000