Categorias



Hemosc de Jaraguá do Sul solicita retomada urgente de doações de sangue

28/07/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: doacao sangue hemosc

A Agência do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Jaraguá do Sul comunica que devido á pandemia do novo coronavírus as doações feitas nesta unidade estão em baixa. "Sabemos que existe a possibilidade dos  colaboradores que encontram-se saudáveis e estão em trabalho remoto e podem aproveitar este momento para fazer uma boa ação", destacou a coordenadora do Hemosc Jaraguaense, Elaine Carvalho.

O horário de atendimento para coleta de sangue é das 7 às 11 horas a cada meia hora. O doador pode agendar pelo telefone 3055.04.54 ou pelo site do Hemosc(www.hemosc.org.br)  e clicar no ítem "agende sua doação".


Em caso tenha mais alguma dúvida, o interessado, também via site da instituição, deve seleiconar a opção "como doar? - doação de sangue" . Neste campo existe algumas informações de esclarecimento.
Durante o procedimento de doação é feita a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.
Elaine esclarece que a coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. "O ambiente é limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos.Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde".destacou,

Para garantir total segurança neste processo existe alguns protocolos que são obedecidos rigidamente.

1º Passo – Consiste na recepção e cadastro do candidato a doação. O interessado em doar apresentação do documento de identidade e é feita altualização de seu endereço, telefone, entre outros contatos pessoais

2° Passo – Pré-triagem - Nesta fase é feita a conferência do peso  altura, verificação de pressão arterial, pulso e temperatura. Também é feita uma pequena incisão no dedo (picadinha) para verificar o hematócrito e/ ou hemoglobina da pessoa.

3° Passo – Entrevista clínica - procedimento é confidencial e o sigilo é absoluto. "È solicitaao ao entrevistado que confie em seu entrevistador e seja sincero", pondera Elaine. Nesta fase, o pretenso doador assinará um Termo de Consentimento onde refere ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador;

4º Passo – Coleta de sangue -  Será realizada a coleta de 420 ml ± 45ml e amostras de sangue para exames obrigatórios por lei. 

5º Passo – Lanche - é fornecido lanche acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação. "Em casa ou no trabalho continue ingerindo bastante líquido", recomendfa Elaine.

No dia 15 de julho, o Hemosc lançou em todo o Estado, por suas redes sociais, a campanha Se Sair de Casa que Seja para Doar.. "Os estoques sanguíneos das tipagens A e O, positivo e negativo, e B negativo estavam reduzidos."O negativo está em situação mais complicada, precisando de um incremento urgente", argumentava a postagem do lançamento da campanha.





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000