Categorias



Grupo Gestor mapeia famílias inseridas no Programa BPC na Escola

23/10/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Social - Tags: grupo gestor mapeia familias programa bpc escola

Integrado por representantes técnicos das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, o Grupo Gestor do BPC na Escola reuniu-se com 23 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Creas Baependi, no último dia 19, quando apresentou um mapeamento das 126 famílias inseridas nesse atendimento. De acordo com a coordenadora do CadUnico/PBF/BPC, Viviane Domingos, esse mapeamento foi elaborado durante o trabalho de monitoramento do Grupo Gestor, percebendo-se que as equipes das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) necessitavam de informações mais detalhadas para melhorar a efetividade do acesso dessas famílias aos serviços. Ela acrescenta que também foi possível visualizar a oferta efetiva dos serviços básicos, o número de crianças/adolescentes por área de Cras e as barreiras que foram identificadas nas respostas a um questionário aplicado às famílias.

Viviane Domingos explica que o Programa BPC na Escola “compreende a responsabilidade do município em promover ações articuladas entre as políticas de Assistência Social, Educação e Saúde, somando-se a outras políticas setoriais, sempre que necessário, bem como dos direitos humanos”. O intuito é indicar a superação de barreiras identificadas para crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuadas (BPC). “O referido questionário é enviado pelo governo federal, onde o responsável aponta todas as suas dificuldades de acesso aos serviços públicos dos quais a criança necessita, bem como o acesso e a permanência na escola”, acrescenta.

A coordenadora destaca que o acompanhamento individual posterior e registro das ações são feitos pelas equipes de Cras, que devem estar em constante diálogo com a unidade educacional e de saúde, as quais também acompanham a família. “Ao Grupo Gestor, cabe monitorar esse acompanhamento e articular em nível de gestão das questões mais amplas que dizem respeito às demandas relativas a cada política”, complementa Viviane Domingos.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000