Grupo de trabalho de turismo religioso se reúne em Jaraguá do Sul

30/07/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Turismo - Tags: turismo grupo trabalho

Representantes das onze cidades que integram o Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Religioso de Santa Catarina reuniram-se na manhã desta quinta-feira (30) no Auditório da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, para reunião mensal itinerante. Participam do grupo representantes das secretarias e diretorias de turismo e entidades religiosas de Nova Trento, Angelina, Brusque, Campos Novos, Imaruí, Joaçaba, Nova Veneza, Santo Amaro da Imperatriz, Salete e Jaraguá do Sul. O Estado já conta com um GT de Turismo de Negócios e agora foi criado um de Turismo Rural.

A gerente de Políticas de Turismo Gisela Ribeiro, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o prefeito Dieter Janssen, o vice Jaime Negherbon, a presidente da Câmara de Vereadores Natália Petry, o deputado estadual Jean Leutprecht, o presidente do Instituto Padre Aloísio, padre Cícero Murara e o coordenador do GT e secretário de Turismo de Nova Trento, Eluísio Voltolini, integraram a mesa de abertura do evento na manhã desta quinta-feira.

Jaraguá recebeu a reunião itinerante pela primeira vez, já que ingressou GT de Turismo ano passado. Segundo Fenísio Pires Junior, diretor de Turismo da Fundação Municipal de Esportes e Turismo, Jaraguá do Sul ingressou no turismo religioso por causa da mobilização da igreja católica em torno do Padre Aloísio Boeing religioso que faleceu aos 92 anos no ano de 2006 e dedicou sua vida à religião e atendimento comunitário.

Padre Aloísio foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, e desde então recebe grande número de fiéis que fazem orações e pedidos de graças. Tempo depois da morte do religioso foi criado o Instituto Padre Aloísio Boeing e realizado processo de beatificação do religioso que já teve documentação enviada à Roma.

Hoje a cidade e região conta com a Rota de Fé do Padre Aloísio composta de quatro pontos da cidade: A Igreja Nossa Senhora do Rosário (em Nereu Ramos), Noviciado Nossa Senhora de Fátima (na Barra do Rio Cerro), Chiasetta Alpina (no Morro da Boa Vista) e Seminário Sagrado Coração de Jesus (em Corupá).

Entre os assuntos discutidos na reunião do GT de Turismo Religioso que ocorreu em Jaraguá tiveram destaque a avaliação da participação na Expocatólica, principal Feira de negócios do segmento católico no País que ocorreu em julho em São Paulo; agenda para visita Itaiópolis (cidade que reivindica a participação no GT); apresentação do esboço do folder que será produzido sobre o turismo religioso de Jaraguá do Sul e estudo das cidades que não estão no roteiro de turismo.