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Grandes mudanças no trânsito jaraguaense entram em contagem regressiva

13/12/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Trânsito - Tags: transito mudancas

Criação do binário no entorno do Morro da AABB promete acabar com um dos maiores gargalos no tráfego de veículos dentro do Município

Quem está acostumado com o trânsito intenso das ruas de Jaraguá do Sul ao longo do ano normalmente estranha a cidade em janeiro. Com boa parte da população viajando por conta das férias escolares ou coletivas das empresas, a cidade fica praticamente vazia neste período. E é justamente neste cenário que a Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo irá implantar importantes mudanças no sistema viário municipal. A principal será a criação de um grande binário no entorno do Morro da AABB e que irá envolver as Ruas Adélia Fischer e Max Willhem, no bairro Vila Baependi. A alteração começa a ser feita nos dia 2, 3 e 4de janeiro.

O diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho faz questão de ressaltar esta que uma das principais mudanças do pacote de alterações no sistema viário jaraguaense anunciados em agosto deste ano. “Ali, com certeza vai ser uma grande alteração que envolve uma área igualmente grande, mas ainda assim entendemos que vai melhorar consideravelmente. Porque hoje temos naquela região sete semáforos e passaremos a ter dois. Consequentemente, as pessoas terão que dar uma volta maior, mas não ficarão paradas no trânsito como ocorre atualmente em horários de pico. Entendemos que não ficando parado o motorista irá fazer o percurso em menor tempo. Será um ganho tremendo para a cidade”, defendeu.

Outro reflexo, argumenta Andrade, diz respeito ao tráfego pesado de caminhões e ônibus comum naquele trecho da cidade. “Hoje o tráfego pesado que sai pela Rua Jorge Czerniewicz acaba tendo que subir pela Adélia Fischer em uma única via. Normalmente, alguns veículos pesados tem problemas para subir e ficam amarrando o trânsito. Após a alteração, caminhões ou ônibus, por exemplo, irão seguir praticamente em linha reta vindo pela Jorge Czerniewicz para a Max Wilhelm e. mais para frente, pegam a Fritz Bartel, já acessando a Bernardo Dornbusch, que é praticamente a saída da cidade. Uma melhoria considerável neste aspecto em razão da própria velocidade já que esses veículos pesados não ficarão mais segurando o trânsito".

Também em janeiro, outras alterações anunciadas em agosto deverão ser implantadas. O cronograma da DTT prevê a inversão da Rua Estheria Lenzi Friedrich (rua do Colégio Evangélico Jaraguá) fará que ela não desça mais sentido a Rua Getúlio Vargas , mas sim suba em direção da Rua Epitácio Pessoa. A mudança atende um pedido de pais e alunos desta escola. Assim, o desembarque dos estudantes vai ocorrer sem necessidade de travessia. Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também seria possível fazer um bolsão de estacionamento ali. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo como comércio, e bancos, por exemplo”, explicou Andrade.

Mudança de faixas - Outra questão que deverá implementada no próximo mês é que com as inversões haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muita confusão de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la. “Nós passamos essa conversão para a rua do lado do shopping –Rua Emílio Carlos Jourdan – onde será eliminada a mão inglesa e vai passar a ser sentido único em direção à Rua Getúlio Vargas. Com isso, conseguimos ganhar um tempo de semáforo. Esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres. A medida, assegura Andrade, dará mais segurança no acesso ao próprio shopping.

Mas nem tudo vai ficar para 2020. No começo deste mês, a DTT alterou o o sentido de circulação da nove ruas do Bairro Vila Nova será alterado, a maioria transversais entre as ruas 25 de Julho e José Marangoni. Também promoveu a inversão de sentido no tráfego das ruas Guilherme Weege e João Picolli transversais das ruas Reinoldo Rau e Marechal Deodoro da Fonseca. A alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial de ambulâncias. Antes, para acessar o hospital, vindo pela Rua Reinoldo Rau, era necessário o motorista ir até a Domingos da Nova fazer o retorno. Com a mudança esta conversão agora é feita bem antes, pela Rua Guilherme Weege. Além disso, o semáforo da Rua João Picolli passou para a Guilherme Weege, na esquina da Drogaria Catarinense.

Abrigos de passageiros – Andrade destaca ainda que não foi somente atividades ligadas ao trânsito mobilizaram sua equipe este ano. Nossos profissionais atuaram em outras frentes que também geraram muita demanda este no principalmente na área de transporte. “Área esta que envolve transporte coletivo, fretamento, motofrete, transporte escolar, táxi e em breve Uber, serviço que pretendemos regulamentar em breve m nossa cidade”, analisou o diretor da DTT. “Também cito como exemplo deste trabalho a substituição de abrigos de passageiros que neste ano tiveram 50 unidades trocadas. Poderia ser melhor? Poderia, mas não podemos dizer que 50 abrigos em um ano não é um número interessante”, apontou.

Dar andamento as demandas já existentes como a questão dos abrigos de passageiros é tida como um das metas para 2020. “Temos a previsão de no ano que vem de instalarmos algo em torno de mais 100 abrigos e pretendemos regulamentação do transporte por aplicativo como por exemplo, o Uber, Temos também as melhorias de pintura, de sinalização, modificação de algumas ruas além do binário da Vila Lenzi que deve sair ano que vem”, resumiu o diretor.

Para saber mais sobre as mudanças do trânsito jaraguaense acesse aqui






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