Categorias



Força-tarefa para recuperar estragos das chuvas

10/02/2020 - Publicado por: Patricia - Categoria: Defesa Civil - Tags: enxurrada

Em 72 horas choveu em Jaraguá do Sul a quantidade prevista para quase todo mês de fevereiro 


Foi muita água. As duas últimas semanas foram de chuva em Jaraguá do Sul e o acumulado registrado no último fim de semana agravou ainda mais a situação. Choveu, em 72 horas, 140 mm, só no domingo, no intervalo de seis horas, foram 75 mm. Para se ter uma ideia, para todo mês de fevereiro a previsão era de 150 mm a 170 mm de chuvas. 

 "Tivemos muitos problemas, mas com certeza, a situação seria muito pior se não fossem as obras de prevenção que tiramos do papel nos últimos anos. Estamos em alerta, mas a previsão indica que a chuva deve diminuir. A comunidade também deve estar atenta", diz o diretor de Defesa Civil Hideraldo Colle. 

De domingo a segunda-feira, foram mais de 50 ocorrências. Entre os casos mais graves estão os deslizamentos de terra. No bairro Czerniewicz, duas casas foram atingidas na região da Tifa da Pólvora. Os moradores foram orientados a sair de casa como medida de precaução. Situação parecida aconteceu no Jaraguá 84. Duas residências foram atingidas e os moradores se abrigaram com familiares.  Outras ocorrências envolveram quedas de árvores e alagamentos. O nível do Rio Jaraguá chegou a ficar 3,20 metros acima do nível normal, enquadrado como alerta. 

De pontos de alagamentos, 15 foram contabilizados como nas proximidades da Católica, no Vieira e na Pastor Albert Schneider. As erosões também causaram prejuízos. O trabalho a partir desta segunda-feira é de recuperação. Segundo o secretário de Obras, Onésimo Sell, os impactos foram bastante minimizados pelas obras de prevenção tanto da Defesa Civil quanto da Secretaria de Obras. Ele cita como exemplo os bairros como Vila Lalau, Vila Lenzi, Ilha da Figueira, Centro e  Santo Antônio que tradicionalmente eram bastante atingidos e que agora sofrem menos impactos das enxurradas.

“Foi muita chuva, em 72 horas choveu o previsto para o mês todo. O estrago só não foi maior pelas obras de prevenção e manutenção que fizemos. São várias frentes, desassoreamento, limpeza de vala, troca de galerias, novas tubulações”, ressalta. O secretário diz ainda que as estradas do interior já começam a receber melhorias como a da foto feita hoje na Tifa dos Húngaros, e lembra que nos últimos 15 dias as chuvas dificultaram os trabalhos de manutenção e atrasaram as novas obras em andamento.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000