Categorias



Experiência em escola municipal integra publicação da UFSC

14/07/2016 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Educação - Tags: experiencia escola municipal publicacao ufsc

Trabalho foi apresentado em seminário nessa quarta-feira (13), em Joinville

As professoras da Emef Renato Pradi, Jenny Isabel Diel Bertoldi e Morgana Patrícia Rozza Tasca (foto), são autoras do trabalho “Literatura dos clássicos e sistema de escrita alfabética: uma experiência de alfabetização na perspectiva do letramento”, selecionado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para integrar o Volume I dos dois cadernos “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos – relatos de experiência docente”. O trabalho foi apresentado por elas em seminário “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos/Produções do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC/SC 2013 – 2015), realizado nessa quarta-feira (13), em Joinville, onde também ocorreu a solenidade de lançamento das publicações, que envolvem ainda o livro “Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais”.

Desenvolvida em 2013, a experiência envolveu alunos de quatro turmas de alfabetização – todas de primeiro ano –, trabalhando o conto clássico “Chapeuzinho Vermelho” por meio de diversos autores e diferentes versões. Segundo relato das professoras, as crianças gostaram de conhecer versões diferentes da história, que serviu de base para trabalhar a compreensão de títulos e de imagens, significado de palavras e montagem de outras a partir das mesmas letras do vocábulo estudado. A experiência resultou em uma recriação da história pelos próprios alunos, que ainda a encenaram para estudantes de outras turmas e suas famílias, contribuindo também para o desenvolvimento da oralidade das crianças.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000