Categorias



Evento promove exames e imunização contra hepatites virais

01/08/2019 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Saúde - Tags: julho amarelo hepatites imunizacao vacina virus virais estacao saude

Inicia hoje (1º) e prossegue até sábado (3) ação de imunização e realização de exames para detecção de hepatites do tipo B e C. O evento ainda faz parte da campanha “Julho Amarelo”, desenvolvida pela Prefeitura e a Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, na Estação Saúde, instalada em frente ao Terminal Urbano. Hoje e amanhã, as ações ocorrem das 10 às 20 horas; no sábado, das 8 às 18 horas. Em Jaraguá do Sul, o Sistema de Informação de Doenças de Notificação Compulsórias (Sinan), registrou, neste ano, 21 novos casos de hepatite B e C. Os dados históricos apontam a notificação de cerca de 800 casos na cidade.

Nesta manhã houve 59 atendimentos entre exames e imunização, de acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva. A hepatite representa um problema de saúde pública mundial. Trata-se de inflamação do fígado causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool, drogas e também por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma patologia silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas que, quando aparecem, envolvem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos tipos A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Há risco de evolução da doença, causando danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. Po isso, a realização da exames de rotina é importante.







 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000