Estudantes da Maria Nilda Salai vencem o Galera Curtição

27/11/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Social - Tags: gaera curticao

Música, dança, diversão e muito aprendizado sobre protagonismo juvenil marcaram o encerramento do Projeto Galera Curtição na tarde desta quarta-feira, no Parque de Eventos. A Gincana Educativa envolveu, ao todo, 3,8 mil alunos de 8ºs e 9ºs anos das 38 escolas municipais e estaduais de Jaraguá do Sul.

Durante três meses, os estudantes participaram de diversas provas, como entrevistar profissionais de saúde, gravar programas jornalísticos, e debater temas como compaixão e respeito ao próximo.

A escola vencedora foi a Maria Nilda Salai Stahelin, que acabou a competição com 715 pontos. A segunda colocação foi da Waldemar Schmitz, com 695 pontos e, a terceira, da Renato Pradi, com 685.

O Galera Curtição é um projeto criado por uma empresa terceirizada, contratada pela Secretaria de Saúde – com recursos da Saúde e do FIA. Para a aluna da Maria Nilda Salai, Taina Carvalho Dalpra, de 15 anos, foi uma oportunidade única de aprendizado.“Aprendi a ter mais compaixão, respeito e empatia. Também falamos sobre saúde, prevenção a doenças”, disse a adolescente.

As escolas vencedoras da gincana foram premiadas, 1º lugar – R$ 4 mil, 2º lugar – R$ 2 mil e 3º lugar – R$ 1 mil, já os alunos participantes ganharão uma noite de pizza.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que foi idealizadora da iniciativa, Fabiane Ananias, diz que o sucesso do projeto e o crescimento dos alunos participantes emociona. Já o secretário de Saúde, Alceu Moretti, destacou a importância do poder público investir nas crianças e adolescentes: "nosso presente e futuro".

O Galera Curtição começou em outubro e desenvolveu com os alunos temas como empatia e compaixão, masculinidade tóxica, prevenção às ISTs e bullying.