Categorias



Estação Prevenção conclui a primeira etapa nesta quarta-feira

23/11/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Saúde - Tags: saude estacao prevencao estudantes doencas sexualmente transmissiveis

Termina nesta quarta-feira (22) a primeira etapa do Programa Estação Prevenção, instalado desde o dia 8 deste mês na Praça Ângelo Piazera, no Centro de Jaraguá do Sul. A iniciativa da Secretaria de Saúde trata-se de uma ação voltada aos alunos do 9º ano e primeiros anos do ensino médio da rede municipal e estadual que visa prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Um conjunto de contêineres ficou instalado na Praça e ações da Estação Prevenção constituem numa visita guiada a uma exposição interativa com cinco ambientes e trajeto com duração de 40 minutos. A avaliação dos organizadores é muito positiva, quanto à quantidade de público abrangida e do conteúdo repassado por meio de uma exposição interativa, com cinco estações de informação e vivências sensoriais que promovem o cuidado e a atenção às ISTs.

Para os alunos da rede municipal não foi diferente a avaliação. Breno Lima, 14 anos, estudante da EMEB Francisco Solamon, disse que foram muito importante as orientações. “Ele ensina a fazer correto, fazer os testes. Eu já conhecia os testes, mas me informei um pouco mais”, disse. Amanda Nienow Gonzaga, 14 anos, da EMEB Ricieri Marcatto, disse que os esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis foram muito importantes. “Trazer a gente aqui e nos mostrar o que é o HIV, como se proteger, é muito bom porque aprendemos a nos proteger”, comentou. Sobre a forma com que o tema foi tratado também chamou a atenção da estudante do 9º ano. “Não foi o jeito normal de tratar o assunto. Eles tiveram um jeito de falar como adolescentes, gente como a gente. Não foi algo mais sério, foi ótimo pra gente aprender”, finalizou.

A Gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, avalia que a experiência foi extremamente positiva e trouxe ótimos resultados. “Realmente, cumpriu aquilo que a gente queria, que era trazer informação clara, dentro de uma linguagem que o jovem compreende. Uma coisa que chamou bastante a atenção é que foram distribuídos quase 30 mil preservativos, o que mostra que é um grupo que não tem acesso ao preservativo e nos surpreendeu”, analisou. “Foi uma oportunidade de conversar sobre o assunto com eles”, finalizou.

A partir de agora, outra equipe da Estação Prevenção vai para as escolas participantes da iniciativa, levando o Teatro Fórum, uma metodologia educativa que tratará três cenas com grupos de até 80 estudantes, sobre várias questões ligadas à prevenção, doenças e uso de preservativos.



A estação é considerada uma continuidade das ações do Programa Saúde e Prevenção na Escola, desenvolvido no município desde 2011, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação. Na próxima segunda-feira (27), o Programa Estação Prevenção será apresentado numa reunião da Câmara Interfederativa do Ministério da Saúde, em Florianópolis.

Confira imagens e depoimentos sobre a Estação Prevenção, pelo link: https://www.facebook.com/estacaoprevencao/

 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000