Categorias



Especialista alemã Anne Oertel inicia intercâmbio em Jaraguá

15/02/2016 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: nota 1.000 professor educacao alemanha anne oertel

A especialista em educação intercultural Anne Oertel, da Alemanha, iniciou na manhã desta segunda-feira sua visita à educação municipal de Jaraguá do Sul. Anne tem por objetivo fazer um pequeno diagnóstico do funcionamento da rede municipal de educação e conhecer o foco da viagem dos professores Nota 1.000 à Alemanha, em março. Ela foi recepcionada na Secretaria Municipal da Educação pelo secretário Elson Quil Cardozo e pela supervisora de ensino fundamental Célia Engelmann. Na agenda desta segunda-feira está a visita aos setores administrativos e pedagógicos da Secretaria da Educação, almoço no Parque Malwee, visita ao Gabinete do Prefeito e, à noite, participação na plenária da Acijs.

A profissional é formada em pedagogia escolar primária no estado da Baviera (Alemanha), fez seu trabalho de conclusão de curso em Minas Gerais e trabalhou com formação de professores no método Montessouri no Haiti por três anos. Atualmente trabalha na Alemanha com educação intercultural e cooperação internacional. Fala alemão, inglês, francês, espanhol e creolo haitiano.

Após os cinco dias de visitas a escolas e profissionais da educação, Anne deve apontar sugestões de melhorias tanto na estrutura física das instituições de ensino municipais quanto nos métodos de ensino, práticas e avaliações. Quanto às avaliações, um dos focos da visita dos três professores à Alemanha, Anne já adiantou que marcou visita, na Alemanha, ao Centro de Pesquisa de Qualidade de Ensino, um sistema federal de avaliação, localizado no estado da Baviera.

O Programa Professor Nota 1.000 iniciou no ano passado e tem como meta incentivar professores aprimorar suas práticas de ensino cada vez mais. Os professores que mais se destacaram no ano passado (um da educação infantil, um do ensino fundamental I e um do ensino fundamental II) vão à Alemanha em março deste ano conhecer os diferenciais educacionais daquele país. Todos os custos, tanto da viagem dos professores à Alemanha quanto da vinda da profissional Anne ao Brasil, são bancados pela Acijs.

Acompanhe abaixo a agenda de visitas de Anne à rede municipal de educação

Terça-feira
8h - Visita no Centro de Educação Infantil Almida Dalcanale Bertoli
11h30 -  Almoço com profissionais da Educação Infantil no Restaurante Mãejerona
13h - Visita ao Centro de Educação Infantil Rosa Maria Donini

Quarta-feira
8h - Visita ao Centro de Educação Infantil Waldir Edson Theilacker  e ao Centro de Educação Infantil Carlo Andrei Emmendoerfer.
11h30 - Almoço com profissionais do Ensino Fundamental no Restaurante Vale das Pedras  
13h - Visita à Escola Alberto Bauer

Quinta-feira
8h - Visita às Escolas Albano Kanzler e Padre Alberto Jacobs - Sala Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Sala de Atendimento Pedagógico (SAP)
11h30 - Almoço com profissionais da Educação Especial no Restaurante Duas Rodas
13h -Visita à Escola Ribeirão Molha – Educação Integral e à Escola Cristina Marcatto – Programa Mais Educação
 
Sexta-feira
8h -Visita à Escola Max Schubert
11h30 - Almoço em Pomerode Restaurante Siedlertal
13h -Troca de ideias entre Anne e profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial

Sábado
Retorno à Alemanha


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000