Escolas do município equipadas com tecnologia de ponta

08/07/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: chromebooks jaragua do sul

Se a educação municipal de Jaraguá do Sul já sustenta índices acima da média, a ordem é melhorar mais e oportunizar aos estudantes um novo horizonte de oportunidades. É assim que o prefeito Antídio Lunelli resumiu a entrega dos 1.290 chromebooks e 35 gabinetes de recarga para 30 unidades escolares e para os centros de educação infantil.

O ato aconteceu nesta segunda-feira, em solenidade no Centro de Inovação.

"Eu sonho com uma educação de qualidade a todos. É na educação que se transforma, que se prepara para o futuro, que se cria as verdadeiras oportunidades. Hoje são mais de 13 milhões de brasileiros oficialmente desempregados, fora os que desistiram de buscar uma vaga. Temos que preparar essas crianças e jovens para o mercado de trabalho, para ser a mudança que sonhamos", disse o prefeito.

O investimento feito pela Secretaria Municipal de Educação na tecnologia é de R$ 3,4 milhões e deve beneficiar, segundo o secretário Rogério Jung, 14 mil estudantes de anos iniciais e finais. Cada unidade escolar receberá 36 chromebooks e um gabinete que envolve o Programa Google para Educação (Google for Education).

Os chromebooks são como notebooks com sistema operacional Chrome OS que funcionam na rede de internet (nuvem). São menores, mais leves, dobráveis e não necessitam de memória física, por isso, não ficam obsoletos.

A entrega fez parte da programação de aniversário pelos 143 anos de Jaraguá do Sul, reunindo estudantes, professores, diretores, autoridades e a comunidade. Segundo o secretário Rogério Jung, a ferramenta marca a entrada em uma nova e promissora fase na rede municipal de ensino.

"Nossos estudantes vivem na era digital, sabem percorrer caminhos que para muitos adultos é impensável. A escola não pode mais ser analógica, precisa se modernizar", defendeu.

Rogério contou ainda que no Brasil, atualmente, apenas uma escola particular de São Paulo disponibiliza tecnologia tão avançada. "Isso não é um computador, ou um notebook. É o que mais de moderno poderíamos trazer para nossos estudantes. Uma ferramenta com infinitas possibilidades", acrescentou o secretário.

Ainda de acordo com Jung, a liberação para o uso dos equipamentos será gradativa, com uma equipe percorrendo cada escola para oferecer as orientações necessárias. Mais de 800  profissionais da educação participaram de capacitação para o uso do Google for Education em fevereiro, na Scar. Outro grupo, de um total de 1,2 mil professores da rede, deve ser capacitado nas próximas semanas.

Representando os estudantes, Luís Marquardt falou sobre os equipamentos. Ele faz parte de um grupo da Escola Luiz Gonzaga Ayroso que, dentro do projeto de Iniciação Científica, desenvolveu uma bala anticárie e já esteve no México apresentando a invenção. Para ele, a tecnologia será capaz de solucionar diversos problemas, incentivando, inclusive, estudantes que hoje não apresentam bom desempenho.

"Com os chromebooks será possível deixar a aula mais atrativa. É um grande e importante investimento. Obrigada", disse o estudante.

O vice-prefeito Udo Wagner parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pelo avanço. "Jaraguá do Sul segue inovando, investindo. Esse é sem dúvida um grande estímulo".

A solenidade no Centro de Inovação contou com apresentação da banda dos professores da rede municipal e dos estudantes da Escola Francisco Solamon. Estudantes de Iniciação Científica, da Francisco Solamon, Max Schubert e Luiz Gonzaga Ayroso, também levaram seus projetos.

Ferramentas Google para Educação

G Suite – Trata-se de pacote de ferramentasde produtividade para ajudar alunos e professores a interagir de forma contínua e segura em vários dispositivos. Não conta com anúncios e é gratuito para escolas e universidades públicas. Instituições particulares pagam taxa por usuário.

Google Sala de Aula (Classroom) – O professor cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail e elabora tarefas. É possível anexar links e arquivos relevantes, além de adicionar uma data de conclusão. Há, também, possibilidade de publicação de avisos, perguntas dissertativas ou de múltipla escolha.

Expeditions – É um aplicativo educacional imersivo que alunos e professores usam para explorar o mundo em mais de 800 tours de realidade virtual e 100 de realidade aumentada. Há a possibilidade de nadar com tubarões, visitar o espaço e transformar a sala de aula em museu, por exemplo.