Categorias



Equipes de testagem para a Covid-19 passam por treinamento na Católica

03/08/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: corona coronavirus testagem

Trabalho será dividido em duas etapas, a partir desta quarta-feira, 1500 pessoas deverão ser testadas e, após 21 dias, outras 1500

Começou na tarde desta segunda-feira (3), no campus do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, no bairro Água Verde, o treinamento das equipes que promoverão a testagem de três mil assintomáticos do novo coronavírus. A ação, em parceria com a Acijs, acontecerá em todos os bairros e envolverá todas as faixas etárias. O objetivo deste trabalho, que inicia já nesta quarta-feira (5), é respaldar as decisões estratégicas do Comitê Extraordinário da Covid-19 e do Município.

O trabalho de testagem será coordenado pelo professor de Microbiologia da Instituição, Rafael Dutra de Armas, e envolverá 30 pessoas entre acadêmicos de biomedicina e profissionais de saúde. Também participam nesta iniciativa os professores Daiani Cristina Savi e Luis Bizzo.  "Além do teste rápido (IGM/IGG) será aplicado junto ao público escolhido um questionário que levantará aspectos do perfil econômico, de escolaridade e sobre a percepção dessas pessoas do trabalho que vem sendo feito pelas autoridades em relação à pandemia entre outros aspectos", explica Rafael Armas.

O procedimento será dividido em duas etapas, a partir desta quarta-feira, 1500 pessoas deverão ser testadas e, após 21 dias, outras 1500. “Com base no último Censo do IBGE dividimos o Município em 15 setores a partir do Centro para os bairros. A partir daí, serão visitados 10 domicílios por setor", explica o professor responsável.

Para o secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, a pesquisa vai contribuir muito na tomada de decisões do próprio Comitê. "Já estamos fazendo testes em assintomáticos há bastante tempo, mas essa será uma ação coordenada de pesquisa. Juntando todos os dados saberemos de fato como se encontra a questão do contágio em nossa cidade, a quantidade de infectados e curados que temos neste momento. Mediante esses resultados poderemos tomar decisões ainda mais assertivas dentro dessa realidade", destaca.



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000