Encaminhado projeto da reforma administrativa para Câmara

09/03/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Administração - Tags: reforma administrativa prefeitura

A Prefeitura de Jaraguá do Sul encaminhou na manhã desta segunda-feira (9) para a Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar que trata sobre a reforma administrativa. Entre as mudanças contempladas pela reforma estão a unificação das seguintes secretarias: da Administração e da Fazenda, que recebem a denominação de Secretaria de Gestão e Fazenda, tendo como titular Sérgio Kuchenbecker; de Obras e Serviços Públicos e do Desenvolvimento Rural e Agricultura, que passa a ser Secretaria de Obras e Agricultura, com Hideraldo Colle como secretário.

Outras novidades são os nomes das secretarias do Urbanismo e da Assistência Social, Criança e Adolescente, que foram alterados: a primeira assumirá a denominação de Secretaria de Mobilidade e Urbanismo, com Ronis Roberto Bosse como titular, enquanto que a outra será apenas Secretaria da Assistência Social, mantendo Emanuela Christian Wolff como secretária da pasta.

Já a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo havia sido extinta no ano passado pela Lei Complementar 146, que ainda determinou a incorporação do setor turístico à FME, transformada em Fundação Municipal de Esportes e Turismo, onde Jean Leutprecht é o presidente. A outra parte dessa secretaria passou a integrar a Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul (Instituto Jourdan), que é a atual denominação – definida pela Lei Complementar nº 145 – da antiga Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan). Essas duas leis complementares foram aprovadas em dezembro/2013 e começaram a vigorar a partir de março/2014. O Instituto Jourdan tem o Benyamin Parham Fard na presidência.

Segundo a chefe de Gabinete Fernanda Klitzke, as mudanças contempladas pela reforma já estão sendo executadas na prática desde 2013. “Nosso objetivo com a oficialização da reforma administrativa foi efetivar a prestação do serviço público, além da profissionalização da administração com a ocupação de funções de nível de direção superior, nível executivo, gerencial e de apoio por servidores de carreira e tecnicamente qualificados”, completa.

O novo organograma da Prefeitura de Jaraguá do Sul terá a seguinte estrutura:

Procuradoria Geral

Controladoria Geral

Secretaria de Gestão e Fazenda

Secretaria de Mobilidade e Urbanismo

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

Secretaria de Obras e Agricultura

Secretaria de Defesa Civil

* Cada uma destas secretarias conta com estrutura composta por diretor, gerente e subgerente.