Elaboração do Plano Municipal de Turismo entra na segunda fase

26/06/2017 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Turismo - Tags: tag1 tag2

O primeiro encontro da segunda fase de elaboração do Plano Municipal de Turismo está marcada para o próximo dia 5, às 8h30, na sala de reuniões da Diretoria de Habitação, envolvendo representantes do segmento de hospedagem. A informação é do diretor de Turismo, Marcelo Nasato, acrescentando que outros seis encontros estão agendados para essa etapa, sendo cinco deles no mesmo horário e local: dia 11, com agências de turismo; dia 18, com guias de turismo e organizadores de eventos; dia 20, com transportadoras turísticas e dia 27, com esportes de aventura. Já o encontro com o Conselho Municipal de Turismo, previsto para o dia 13 de julho, ocorrerá às 8 horas, na sala de reuniões do Gabinete.

Nasato explica que a construção de um Plano Municipal de Turismo é fundamental e vai além do planejamento estratégico. “Dará as diretrizes ao setor para os próximos anos a esta e às demais gestões”, destaca. De acordo com ele, o documento servirá de balizamento às necessidades de investimentos em infraestrutura, abrirá possibilidades à busca de recursos e fornecerá orientações de oportunidades à iniciativa privada. “O município terá como oferecer o que deseja em Jaraguá do Sul e orientar quem quiser investir em turismo na cidade”, complementa o diretor.

Em processo de elaboração pela equipe da Diretoria de Turismo – setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – desde março, o Plano Municipal de Turismo envolveu em sua primeira fase um inventário dos equipamentos turísticos da cidade: restaurantes, museus, pesque e pagues, lanchonetes, hotéis, agências e guias, por exemplo. “Agora, com o propósito de convergir sugestões ao Plano, estamos chamando representantes destes segmentos para conversar sobre o cenário atual do turismo e o que eles almejam”, informa Marcelo Nasato.

Segundo Nasato, a elaboração do Plano Municipal de Turismo deverá ter outras cinco etapas. A terceira envolverá a compilação das ideias e sugestões desses encontros de julho e um diagnóstico das duas primeiras fases. Depois, está prevista uma audiência pública para ouvir as comunidades que compõem as rotas de imigração e outros bairros que apresentam atrativos turísticos. A seguir, será feito o levantamento das informações e a formatação do Plano, com a montagem da primeira versão do documento com algumas diretrizes. “Essa minuta será apresentada em outra audiência pública para, então, ganhar a redação que encaminharemos ao Executivo para trâmites e eventuais ajustes antes de ser enviada como projeto de lei à aprovação da Câmara de Vereadores”, relata o diretor de Turismo.