​Professores recebem capacitação antes da volta às aulas

02/02/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: capacitacao educacao

Na terça (3) pela manhã, profissionais da disciplina de Ciências vão ao Parque Newton Freire Maia, em Pinhais (PR), para buscar ideias novas para a sala de aula

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria da Educação, promove nesta semana capacitações para professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Os profissionais planejam os conteúdos e as atividades que desenvolverão durante o ano de 2015 com seus alunos.

Nesta segunda-feira pela manhã, nas salas de aula da Católica de Santa Catarina, reuniram-se professores de 1º ao 5º ano, e das disciplinas de Matemática, Ensino Religioso (professores fizeram uma viagem de estudos), Ciências, Geografia, Arte, Música, Educação Física e Língua Inglesa, além da coordenação da Secretaria da Educação. Todos com o objetivo de aprender mais para ensinar melhor.

Na sala de aula onde se reuniram os professores de Ciências, o professor de Ciências Alfonso Gómez Paiva, de Santo André (SP), falou sobre a alfabetização científica e deu exemplo com a criação de um protótipo de foguete, feito com garrafa PET. O articulador de Ciências, Juliano Cristofolini, da Secretaria da Educação, explica que o profissional foi trazido para Jaraguá do Sul com a missão de repassar seus conhecimentos sobre lecionar Ciências, instigando nos alunos a autonomia de investigação científica. “A rede municipal de educação de Jaraguá do Sul já tem essa prática. Queremos fortalecê-la”, explicou Cristofolini.

As capacitações do Ensino Fundamental continuam nesta terça e quarta-feira. E a Educação Infantil tem capacitação ainda nesta segunda à tarde, também no auditório do Sesi. Nesta terça, os professores de 4º ano e os professores de História vão visitar o Museu da Weg, o que vai auxiliar na formação de conhecimentos e ideias para desenvolver com os alunos em sala de aula. Ainda nesta terça, os professores de Ciências e os envolvidos com alfabetização científica vão ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais (PR), com saída de Jaraguá do Sul programada para as 6h30, também com o objetivo de repassar lições aprendidas. A diretora de Ensino Fundamental, Marcilene Campregher, ressalta que momentos como esse são fundamentais para a valorização dos professores e para a melhora significativa do ensino em sala de aula.

No auditório do Sesi os professores dos prés, tanto de escolas quanto de centros municipais de Educação Infantil, receberam as primeiras orientações do ano e discutiram a linguagem na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, que é a teoria norteadora da Proposta Curricular Municipal para a Educação Infantil.

Confira algumas fotos das capacitações em www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul.