Categorias



Diretor do IFSC aborda participação no Centro de Inovação

13/06/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: desenvolvimento economico centro inovacao inauguracao

A entrega do Centro de Inovação Jaraguá do Sul, que ocorre nesta sexta-feira (15), às 15h30, está gerando grande expectativa no Vale do Itapocu. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo apresenta hoje o diretor-geral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Jaraguá do Sul – Rau, Eduardo Evangelista. Ele traz o seu olhar sobre a participação da instituição no empreendimento, de concepção tecnológica. É o segundo depoimento entre os quatro previstos, de diretores das instituições de ensino que compõem o Grupo Gestor.

 Além do IFSC, o equipamento público também abrigará as unidades da Católica SC, Senai e Senac. A primeira entrevista desta série foi publicada nesta segunda-feira (11) com o reitor da Católica SC, Robert Burnett.

O gestor da unidade Rau do IFSC expressa a satisfação com o novo modelo, voltado às empresas para incubação, com foco em tecnologia. “Primeiramente, posso  afirmar que estamos muito orgulhosos de sermos uma Instituição parceira neste projeto. Com o funcionamento do Centro de Inovação, a expectativa é que a interação Instituições de Ensino - Governo - Empresa promova a realização de diversos projetos de desenvolvimento tecnológico para nossa região, aumentando a capacidade de geração de emprego e de renda”.

O gestor da unidade Rau esclarece sobre atuação do Instituto Federal no Centro de Inovação. “O IFSC irá atuar no desenvolvimento de pesquisas, extensão e empreendedorismo, uma vez que dispomos de professores qualificados, mestres e doutores, assim como estudantes com formação nas áreas de expertise da nossa Instituição”, enfatiza o diretor-geral.

Eduardo Evangelista se mostra otimista com essa nova etapa iniciada para a microrregião. “Esperamos que o Centro de Inovação traga o vigor desenvolvimentista necessário para colocar Jaraguá do Sul e região como referência de inovação tecnológica”, declara ele, entusiasta como leque de perspectivas aberto a partir de agora.

SENAC enaltece importância

O diretor do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), Maurício Anísio Ferreira, enaltece a importância do Centro de Inovação Jaraguá do Sul para o Vale do Itapocu. “O Centro de inovação irá contribuir para o desenvolvimento sustentável de Jaraguá do Sul e  região”, afirma Maurício. Entende que o empreendimento “trará novos investimentos para a região, contribuindo para a formação de profissionais na área de tecnologia e, consequentemente, transferindo e fornecendo  conhecimento à sociedade”. 

O gestor do Senac acredita que a iniciativa promoverá  “um desenvolvimento sustentável e criativo”. Ainda de acordo com Maurício Ferreira, “a Faculdade Senac vai estimular a comunidade acadêmica através de processos educacionais de pesquisa e extensão, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade e do Centro de Inovação”. 

Dados técnicos

Sediado na Rua Cesare Valentini, número 200, entre os bairros Três Rios do Sul e Rau, o mais novo espaço tecnológico soma 7.216,60 metros quadrados de terreno, com 2.700 metros quadrados de área construída.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000