Categorias



Dia de Campo do Arroz movimenta produtores jaraguaenses

28/02/2014 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: arroz semag rizicultores

Iniciativa de Epagri e Semag reuniu 40 rizicultores rurais e técnicos em Santa Luzia na manhã desta sexta-feira

Trocar experiências, analisar o desempenho da atual safra e analisar as opções de cultivares de arroz em Jaraguá do Sul. Esta foi a temática do Dia de Campo do Arroz que aconteceu nesta sexta-feira, na propriedade do produtor rural, Elmar Prestini, localizada no limite dos bairros Santa Luzia e Vila Chartres. Ali se reuniram cerca de 40 rizicultores rurais e técnicos, numa iniciativa organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri),em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura.(Semag). O encontro contou com apoio ainda das empresas Arroz Urbano, Cresol, Cooperativa Juriti, da Cattoni Máquina.

O engenheiro agrônomo da Epagri, João Rogério Alves explicou que o encontro serviu principalmente para avaliar o desempenho das nove variedades de arroz que estão sendo testadas na atual safra· “Na verdade foi uma competição de cultivares onde a gente percebeu qual é mais produtiva, a que se comporta melhor com relação a clima, resistência a pragas, doenças, enfim, entre outros fatores. Depois disso, o produtor faz sua própria avaliação e qual o material que ele quer para o ano que vem”, explicou.

O encontro contou com palestra técnica com responsável pela cultura da arroz na região, o extensionista rural da Epagri Massaranduba, Hector Haveroth. Ele abordou diversos aspectos da cultura do arroz, desde o plantio, manejo de água até controle de pragas.

Para o agrônomo da Semag, Roberto Nagel iniciativas como esta fazem parte de uma capacitação do produtor. “Tanto a Epagri como a Prefeitura Municipal tem que trabalhar juntos no sentido de que o produtor consiga o melhor para sua propriedade. Com isso, nosso município, com certeza, ganhará muito”, avaliou.

O produtor e anfitrião do evento, Elmar Prestini ressaltou a importância de encontros como este. “É quando temos conhecimento de outras variedades que a Epagri vem desenvolvendo. Se não fosse as pesquisas deles daqui alguns anos não teríamos mais variedades para serem plantadas. Todo mundo tem que trabalhar junto, tanto a Epagri como a Prefeitura e os próprios agricultores”, avaliou.

A rizicultura jaraguaense hoje tem uma área, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1 mil hectares. Então, hoje é a segunda atividade agrícola mais importante no município, só perdendo para bananicultura. Por isso temos que ter esforços no sentido de preservar esta cultura no município.

 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000