Dia da vitória será lembrado no dia 9

04/05/2015 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: vitória II Guerra Paz Museu

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz promovem, no sábado (9), às 10h30, no Monumento aos Expedicionários da praça da Avenida Getúlio Vargas, evento para relembrar os 70 anos da vitória dos aliados da II Guerra Mundial. Estão confirmadas as presenças da banda do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville e de ex-combatentes e familiares. Foram convidados para a homenagem ex-pracinhas da região ainda vivos como Walter Carlos Hertel, o presidente da Anvfeb; João Rodolfo Hauck, além de João Apolinário Francener.

Dia da vitória - O dia 8 de maio de 1945 ficou marcado na história como o dia em que as Nações Aliadas venceram Hitler e Mussolini em suas tentativas de impor o regime nazifascista ao restante do mundo, tirando de seu jugo os demais países europeus. O Brasil, inicialmente neutro no conflito, teve que se posicionar devido a fatores externos que forçaram sua entrada na II Guerra Mundial. Para tanto, criou-se a Força Expedicionária Brasileira – FEB, com 25.334 militares que, entre setembro de 1944 e maio de 1945, lutaram na Itália, ao lado dos aliados (França, Inglaterra, EUA e União Soviética).

Ao se prepararem para a guerra, no ano de 1943, as Unidades Militares existentes próximas de Jaraguá do Sul (Joinville, Itajaí, Blumenau e Curitiba) selecionavam e concentravam os soldados para, em seguida, enviá-los à Vila Militar do Rio de Janeiro. De Jaraguá do Sul e cidades próximas foram 98 militares que se juntaram ao contingente da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE), onde receberam um rápido treinamento. Dali partiram em cinco escalões de embarque com destino à Itália, acomodados em navios norte-americanos, entre 02 de julho de 1944 a 08 de fevereiro de 1945.

O Dia da Vitória é uma ocasião que convida para uma reflexão a respeito dos fatos que resultaram no uso da violência para a superação de divergências políticas, econômicas e ideológicas que provocaram quase 60 milhões de mortes. (Com pesquisa à página do Museu da Paz, em http://museudapaz.pbworks.com/w/page/94424309/eventos).