Categorias



Desfile de encerramento da 31ª Schützenfest celebrará uma tradição de gerações

14/11/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Geral - Tags: tag1 tag2

Se alguém perdeu o primeiro desfile da 31ª Schützenfest terá uma nova oportunidade neste domingo (17), a partir das 10 horas, na Rua Walter Marquardt. O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Maior Festa dos Atiradores do Brasil, Alcides Pavanello, acredita que desta vez tem tudo para o evento receber bom público. “Apesar de muito bonito, o primeiro desfile não teve grande número de espectadores devido à chuva. Acreditamos que agora, com previsão de tempo mais firme, que o público aumente consideravelmente".

Antes de marcar o começo e o fim da Schützenfest os desfiles também celebram uma tradição de gerações. “São uma representação do que é realizado durantes as festas de rei e rainha nas sociedades, durante todo o ano, as marchas em busca das majestades do tiro”, destaca a historiadora Silvia Regina Toassi Kita, do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.

Para ela, essas manifestações culturais demonstram a união e a confraternização dos sócios em torno da tradição do tiro, e o respeito pela Majestade, Rei ou Rainha do Tiro. “Daí a realização da marcha até onde está essa majestade e trazendo-o para a sociedade para receber os cumprimentos e as honrarias”, observa Silvia.

A pesquisadora acrescenta ainda que durante a Schützenfest essa ritualística se repete de forma mais ampla, quando as sociedades de tiro apresentam seus sócios com suas medalhas e faixas, as festas e outras atividades que realizam, sempre acompanhados de banda, e convidam a todos a confraternizar no Parque de Eventos onde ocorre a festa, com muita comida, bebida, música, dança folclórica e disputas de tiro. 

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000