Categorias



Defesa Civil recebe denúncia de depósito de entulhos

28/03/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil entulhos terrenos baldios

Equipe da Diretoria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul foi acionada para verificar denúncia de novo despejo de entulhos na Rua Antônio Ribeiro, no bairro Ilha da Figueira. Em outubro do ano passado, uma quantidade considerável de lixo foi recolhida do local com apoio da Secretaria de Obras. Desta vez, a Defesa Civil recebeu denúncia pelo fone 199, onde munícipe informou haver restos de móveis, churrasqueira de latão, plásticos, latas de tintas, colchão, carrinho de mão, além de outros materiais e até mesmo grande pedaços de vidros jogados no chão. Segundo o Diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, os entulhos serão recolhidos assim que possível, mas alerta para a importância das denúncias para que os responsáveis por este tipo de crime ambiental sejam punidos.

No ano passado, durante o mês de outubro, foram dois casos semelhantes no mesmo local. O primeiro deles no dia 10 e o outro dia 16, depois que vizinhos constataram que durante o fim de semana os entulhos foram despejados na beira da rua. Entre os materiais, havia um poste de energia elétrica quebrado, sofá, colchões, restos de móveis, máquina de lavar roupas e até um cachorro morto com uma pancada na cabeça. 

Colle reforça a importância de os moradores estarem atentos e acionarem a Defesa Civil ou até mesmo a Polícia Militar no caso de flagrar o autor do crime ambiental ou anotar placa de veículo deixando o local após a descarrega. A penalidade para quem for flagrado jogando lixo é de uma multa de R$ 8 mil a R$ 100 mil, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Ainda pode haver agravante caso o lixo tenha sido depositado em área de preservação, o que pode caracterizar crime ambiental.











 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000