Defesa Civil limpa áreas próximas aos pilares das principais pontes

14/01/2020 - Publicado por: Patricia - Categoria: Defesa Civil - Tags: pontes

Para evitar alagamentos e garantir o fluxo correto das águas dos rios, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Defesa Civil, começou o mês de janeiro de 2020 trabalhando na limpeza das pontes da cidade.

Desde a semana passada, cinco pontes receberam o mutirão. Nesta terça-feira, 14 de janeiro, os técnicos trabalharam nas pontes da Apae (fotos), Vailatti e do Kantan.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Hiderado Colle, muitos troncos e galhos foram retirados. “Esse trabalho de prevenção é importante e dá resultado. É uma ação simples, mas que faz toda diferença”. Limpeza de galerias e bueiros também estão previstas para este início de ano.

Em 2019, a Defesa Civil atendeu mais de 1.500 ocorrências; a comunicação de risco iminente de queda de árvores lidera o ranking de atendimento prestado pelo órgão com mais de 570 casos atendidos. Na segunda posição estão os atendimentos em áreas com risco de alagamentos, cerca de 250 ocorrências, e em áreas com risco de escorregamento de encosta, 210 ocorrências.

Além das vistorias e dos atendimentos feitos pelo serviço 199, Colle destaca ainda uma série de ações preventivas que ocorreram na cidade ao longo do ano passado como construção de enrocamentos, desobstrução de galerias, limpeza em alicerces de pontes e a retirada de entulhos dos rios – ação feita em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky e Samae – além de desassoreamentos de trechos de rios e ribeirões que cortam a área urbana e rural de Jaraguá do Sul.

“Com certeza, este tipo de melhoria aparece mais nos períodos de chuvas mais intensas, ajudando a escoar o fluxo das águas e evitando alagamentos em áreas ribeirinhas do Município”, observa o diretor.