Categorias



Curso aborda técnicas para produção de galinhas e ovos caipiras

17/07/2015 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: galinhas curso semag

Em mais uma etapa da parceria entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ocorreu esta semana o curso de Produção de Galinhas e Ovos Caipiras. A capacitação, voltada a criadores locais, foi conduzida pelo instrutor do Senar, Marcos Stürmer, que abordou vários aspectos referentes a este tipo de atividade rural. As aulas teóricas aconteceram na própria Secretaria da Agricultura. Já a parte prática ocorreu na propriedade da produtora Vilma Junkes Machado, localizada na região do Ribeirão Grande do Norte.“A importância deste curso, na verdade, é para gerar mais conhecimento para os produtores que tem interesse na criação de galinha caipira e da produção de ovos”, destacou o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Jackson Haroldo Schutz.

Segundo ele são vários detalhes importantes em relação a cuidados no manejo, alimentação, prevenção de doenças, instalações adequadas, entre outros.. “O pessoal, às vezes, tem a criação e de repente começa a morrer uma, duas, vinte, o lote inteiro das aves e não sabe porque. 90% deste problema é manejo. Então, este curso está tratando de vários detalhes neste sentido. Para trabalhar mesmo mais pela prevenção dos problemas. “Aspectos que vão desde a instalação do aviário e colocação dos pintinhos, passam pela parte da temperatura que deve ser levada em conta; Isto sem falar da forração do chão, com materiais ideais como maravalha e palhada. Com a umidade também se deve tomar muito cuidado”, observou Schutz que acompanhou as aulas. “Tem ainda a questão da qualidade da ração e da água que os pintinhos consumirão. São vários detalhes que devem ser cuidados desde o início até o abate”, destacou.

Para quem quer criar a galinha poedeira outros itens como limpeza do ambiente também foram abordados. “O próprio manejo que você vai fazer, mudança de ambiente onde vai colocar as galinhas. Cada detalhe é importante para que a ave não sofra estresse e diminua a produção tanta na parte de carnes como na produção de ovos”, observaram o agrônomo da PMJS e o instrutor do Senar.

Recentemente, Vilma Junkes Machado, que também participou do curso, teve algumas dificuldades com sua criação de galinhas, mas está recomeçando com a construção de um novo aviário. “Aproveitei bastante este curso. Tirou muitas dúvidas. Afinal, a gente se criou no meio das galinhas, da roça, mas jamais imaginava que mexer com criação era da forma como foi mostrado aqui. A gente agora sabe que precisa ter muitos cuidados. O aprendizado foi muito bom neste sentido”, sorriu Vilma.

Próximo curso – A Secretaria de Desenvolvimento Rural avisa que já estão abertas as inscrições gratuitas para a próxima capacitação em parceria com o Senar intitulada Controle Agroecológico de Pragas e Doenças que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto. As vagas são limitadas a 16 participantes.

 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000