Crianças de pré-escola recebem portfólios

10/05/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Educação - Tags: eudacacao portfolios educacao infantil pre escola

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, está entregando 4,5 mil portfólios para as crianças que frequentam a pré-escola na rede municipal de ensino, tanto nos centros de educação infantil quanto nas escolas. A apresentação do material aconteceu no começo da tarde desta sexta-feira (10), na sede da Semed, com a presença do secretário Rogério Jung, diretores, professores, alunos, imprensa e convidados.

A apresentação contou ainda com a participação de alunos do projeto de dança na EMEB Adelino Franzener, no Boa Vista, e também da assessora pedagógica Débora Pisetta, que contou uma história às turmas do pré do CMEI Carlo Andrei Emmendoerfer.

A assessora pedagógica do pré, Michele Dias Velasquez Fontana, explicou que o portfólio é uma coleção de atividades que será utilizado como ferramenta de organização. “Os professores vão selecionar trabalhos desenvolvidos com as crianças e colar neste portfólio. Isso será enviado para casa para que os pais acompanhem a evolução cognitiva das crianças. Servirá ainda para complementar a avaliação descritiva que atualmente é feita pelos professores”, diz ela.

Para o secretário de Educação, Rogério Jung, o material auxiliará os profissionais a organizarem o dia a dia das crianças com as suas ações e faz parte da proposta de melhorar as condições de trabalho dentro das salas de aula. “Vocês, professores, são semeadores. Vocês despertam as vontades nessas crianças”, acrescentou. Também era um compromisso assumido com os profissionais onde uma pesquisa com 108 professores mostrou que 80 disseram que gostariam ter o portfólio como ferramenta para trabalhar”, finalizou.

Para a confecção dos portfólios a Secretaria Municipal de Educação investiu aproximadamente R$ 40 mil.