Categorias



Creches desenvolvem projetos que estimulam a leitura, a higiene e o respeito aos avós

13/04/2016 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: apolonia ilse sao luis chico de paulo creche projeto avos leitura higiene

No Centro Municipal de Educação Infantil Apolônia Stählin Junks, bairro Chico de Paulo, as crianças demonstraram que têm um carinho especial pelos avós. Muitos deles vão buscar os netos na creche. Percebendo essa relação das crianças com as pessoas idosas, a professora da turma de berçário II teve a ideia de aproximar ainda mais esse relacionamento e trabalhar a valorização e o respeito pelos avós.

Como parte do projeto “Meus avós já foram bebês”, as crianças fizeram uma visita ao Lar das Flores, onde conheceram outros idosos. Uma visita dos avós das crianças ao centro está marcada para o dia 20 de abril, para estreitar ainda mais os laços entre as crianças e seus avós. De acordo com a professora responsável pelo projeto, Raquel Fiamoncini, dessa forma, o centro acaba conhecendo melhor os avós das crianças, valoriza-os, proporciona momentos de integração, incentiva o respeito aos idosos e proporciona momentos de alegria e descontração tanto para os idosos quanto para as crianças.


Bebês também gostam de contação de histórias

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Ilse Dumke Giese, bairro São Luís, está chamando a atenção dos bebês de berçário I e II com fantoches simples, feitos com papel e palito de picolé. As personagens clássicas Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e Vovozinha fazem sucesso com aqueles que ainda não sabem andar direito. Com capacidade de atenção de apenas alguns minutos, os pequenos querem tocar no fantoche, botar o livro na boca, sentir a textura dos bonecos. De acordo com a diretora do centro, Ivone Maria Ranghetti Vegini, apesar de as crianças serem bem pequenas e precisarem de cuidados como trocar fraldas e alimentação especial, ainda sobra tempo para desenvolver desde cedo o gosto pela leitura. A professora de hora atividade, Ivonete Rassweiler Paiva, conta pequenas histórias a pequenos grupos de bebês e os deixa à vontade para tocar e sentir as personagens das histórias.

Como mais uma ação do projeto “A hora do conto”, o centro mandou para a casa dos pequenos uma sacola de pano. O objeto será usado para, a cada semana, levar e trazer um livro da creche. Um incentivo para os pais lerem para as crianças em casa. A decoração da sacola ficou por conta da criatividade dos pais, que surpreendeu a equipe da creche com tantas ideias bonitas e artesanato de qualidade.


Ensinando os cuidados com o corpo

O projeto “Higiene – cuidados com o corpo”, desenvolvido pela professora Nilsana Cristina Junkes, da turma de berçário II, busca mostrar aos pequenos de um e dois anos a importância de cuidar da higiene do corpo para ter saúde. De acordo com a diretora Ivone, as crianças já entendem que é importante lavar as mãos e a boca, escovar os dentes, só precisam de estímulo. Um dos estímulos que receberam nessa semana foi a visita da técnica em saúde bucal, Karoline Borges Rodrigues, que mostrou a eles, de forma divertida, bonecos com dentes gigantes e uma super escova de dente para exercitar a escovação. Ela também apresentou à turma o bicho da cárie, que deve ser combatido com a escova de dente, a pasta e uma alimentação saudável. Chupetas e mamadeiras são desestimuladas. 

Confira mais fotos dos projetos em www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000