Categorias



Cras Ribeirão Cavalo inicia grupos do SCFV com crianças de até 6 anos

12/07/2019 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Social - Tags: cras ribeirao cavalo grupos scfv criancas servivos vinculo familiar fortalecimento

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirão Cavalo está organizando grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos com crianças de 0 a 6 anos. Os encontros acontecem semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 8h30, sendo obrigatória a participação do cuidador ou cuidadora junto com a criança. As atividades são desenvolvidas durante uma hora e meia, mas podem ser prolongadas, conforme planejamento da equipe do Cras.

O coordenador do Cras Ribeirão Cavalo, Jackson Feller, informa que o SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que realiza atendimentos para grupos organizados a partir do ciclo de vida dos usuários. “Ele é oferecido de forma complementar ao trabalho social realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi)”, acrescenta.

Feller diz que uma especificidade do SCFV executado junto às crianças de zero a seis anos é a exigência de estarem sempre acompanhadas de seu cuidador ou cuidadora, sendo, em geral, alguém da família. “Durante os encontros do grupo, são desenvolvidas atividades que potencializam o desenvolvimento mental, de linguagem, socioemocional e físico das crianças e estimulam as interações sociais entre ela, o seu cuidador ou cuidadora e os demais participantes”, explica o coordenador.

De acordo com ele, busca-se, por meio dessas propostas, que os cuidadores alcancem mais capacidade para enfrentar os desafios na relação com as crianças, exercendo a parentalidade de forma consciente e responsável. “Com isso, cria-se um ambiente de cuidado e proteção para as crianças, de maneira que as competências adquiridas/reforçadas impactem na melhoria de sua qualidade de vida e das relações com a família e a comunidade”, complementa.

Nesse Cras também são realizadas atividades com outros dois grupos do SCFV: Crianças de 7 a 12 anos, nas quartas-feiras, às 13h30; Idosos acima de 60 anos, nas quartas-feiras, às 15 horas.

Instalado na Rua Belarmino Garcia – junto ao Condomínio Érika Modrock Menegotti – o Cras Ribeirão Cavalo atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16h30, tendo ainda outros cinco bairros como território de abrangência: Estrada Nova, Braço Ribeirão Cavalo, Tifa Monos, Vila Machado (Rural) e Nereu Ramos.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000