Cras da Ilha da Figueira terá sede própria

23/10/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Social - Tags: cras ilha figueira sede

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi contemplada pelo governo do Estado com a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para ser construído na Ilha da Figueira. A Prefeitura já conta com um projeto para a construção e o terreno destinado para o equipamento fica na Rua Padre Donato Weimes sendo que a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação investirá cerca de R$ 380 mil no novo espaço.

No total, devem ser construídos 30 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e quatro Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) em mais de 30 cidades do Estado. O edital deve ser lançado até o final do ano.

Hoje Jaraguá do Sul conta com cinco Cras localizados no Centro, João Pessoa, Santo Antônio, Jaraguá 84 e Ilha da Figueira. Este último fica no maior bairro da cidade sendo referência para cerca de 5 mil famílias. Segundo a secretaria Assistência Social Emanuela Wolff, são realizadas em média por mês 250 atendimentos individuais e cerca de 50 famílias acompanhadas naquele Centro de Referência. Atualmente o Cras da Ilha da Figueira atende em espaço locado na Rua José Theodoro Ribeiro. “Nosso atendimento nos Cras de Jaraguá são referência no Estado. Isso porque nestes Centros damos a assistência diferenciada à população que necessita”, destaca.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) serve como porta de entrada das famílias para a inclusão social. Por isso, são locais de acesso a serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC – para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais. Também acontecem ações preventivas por meio de atividades como campanhas e palestras, filmes, debates, projetos de conscientização, entre outros.