Categorias



Covid-19 - Número de ligações à Central de Orientação já ultrapassa 3 mil chamadas

25/06/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: corona coronavírus

Desde que começou a funcionar no dia 20 de março quando foi decretado situação de emergência no Estado e no Município por conta da pandemia da Covid-19,  a Central de Orientação sobre o Coronavírus registrou até essa quarta-feira (24) 3155 ligações para o serviço  0800-643-8089 de pessoas buscando atendimento médico e outras informações sobre a pandemia.

Inicialmente, a central serviu para dar informações sobre o que ocorria no Brasil e no mundo, além de como prevenir e combater o novo coronavírus. “Também tivemos os primeiros casos de covid em Jaraguá e as pessoas nos ligavam querendo saber como agir e o que fazer”, relata a coordenadora do serviço, Denise Thum. Na fase seguinte, descreve, muitos munícipes ligaram para saber informações sobre a vacina da gripe, onde encontrar, como fazer para ser imunizado. 

Desde o início o 0800 também serviu para pessoas que apresentavam sintomas de covid, as quais são direcionadas para as teleconsultas com profissionais médicos. Atestados, receitas de medicamentos e encaminhamentos médicos podem ser emitidos por meio das teleconsultas. "Casos suspeitos ou confirmados são monitorados pela central, que procura saber do estado de saúde das pessoas monitoradas a cada 48 horas, por telefone. Só em caso de real necessidade as pessoas são encaminhadas para o Pama 1 ou hospital", destacou a coordenadora. Neste momento (até 24/06) Então, stamos monitorando 201 casos, sendo 111 confirmados e 90 aguardando resultado do exame.

Denise Thum conta que há relatos de pessoas que tiveram um conhecido ou familiar positivado para covid-19 e buscam orientação por conta disso. “A tendência é que cada vez mais pessoas tenham um amigo ou familiar com resultado positivo para a doença. Pois ainda vamos continuar tendo casos positivos por um bom tempo, pelo menos alguns meses”, explica a coordenadora. Os cuidados devem ser tomados sempre, ressalta Denise, em qualquer lugar em com qualquer pessoa.

Perfil - A coordenadora da Central de Orientação sobre o Coronavírus  destaca perfil das ligações tem permanecido a mesmo.  "A maioria casos bem sintomáticos, com casos positivos nos seus contatos domiciliares ou de trabalho e buscando por exame."

Aumento de casos - Em uma análise geral a coordenadora destaca que houve um aumento significativo de casos, que provavelmente está relacionado com o maior número de testagens, mas também demonstra a franca circulação do vírus em Jaraguá do Sul. "O que nos leva a reforçar a necessidade das medidas de precaução, sendo a principal delas o uso da máscara sempre e o distanciamento social, sem aglomerações", apontou. "São medidas simples de serem executadas, mas se percebe que as pessoas em geral estão ficando cansadas destes cuidados e de certa forma estão negligenciando estas medidas o que não é bom nesse momento", destacou..

Relembre os cuidados
-Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
-Usar álcool em gel frequentemente
-Usar máscara
-Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara
-Sair de casa apenas se realmente necessário
-Se sentir sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita 



   





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000