Categorias



Covid 19: Flexibilização das regras demanda ainda mais cuidados

02/09/2020 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Saúde - Tags: covid-19 coronavírus coronavirus prevenção vírus virus decreto flexibilização regras economia saúde

O decreto publicado no Diário Oficial do Município contendo novas regras para o combate à pandemia de Covid-19 segue análise de queda da curva de contágio nas últimas quatro semanas e conta com o aval do Comitê de Combate ao Coronavírus. No entanto, as orientações do Comitê sobre distanciamento e isolamento social, além das medidas de higiene, continuam válidas. As pessoas que integram os grupos de risco devem ter os cuidados redobrados.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fernando Fischer, o avanço nas medidas de flexibilização aumenta a responsabilidade de todos sobre os cuidados de prevenção e respeito ao distanciamento social. “Tudo isso é necessário para que não volte a ocorrer o aumento no número de casos e internações hospitalares relacionadas à doença”, explica, lembrando que, caso a realidade epidemiológica no município volte a se agravar, algumas medidas restritivas poderão ser novamente necessárias.

O decreto estabelece a retomada do transporte público coletivo a partir da próxima terça-feira (8). Já a partir desta quinta estão autorizados os eventos no formato drive-in, almoços e jantares exclusivos com, no máximo, 50 pessoas, observando-se o distanciamento mínimo, uso de luva e máscara, além de  álcool gel em cada mesa. Seguem proibidas nestes locais as apresentações de música ao vivo, esporte ou entretenimento, bem como a transmissão de lives por telão ou outro dispositivo, inclusive a execução de qualquer tipo de música que dificulte a conversa e o distanciamento entre clientes e funcionários. O horário permitido segue o mesmo para funcionamento de restaurantes e similares, das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo.

A abertura de parques temáticos e circos continua suspensa até 9 de setembro. Já esportes de recreação coletivos estão proibidos conforme classificação regional de risco estipulada pelo governo do Estado.  A região Nordeste, da qual Jaraguá do Sul faz parte, está classificada como gravíssima, embora o Município esteja no alerta de nível de risco baixo. 

 De acordo com o médico pediatra e integrante do Comitê, Rodrigo Ferreira de Souza, o novo  decreto segue análise técnica dos indicadores locais, que mostraram queda importante da velocidade de propagação da doença na cidade e redução significativa do número de internados. “A situação permite um manejo mais adequado dos nossos doentes, tanto de covid, quanto de outras doenças, inclusive com a  retomada do tratamento de várias situações consideradas eletivas, além da realização de determinados procedimentos e cirurgias nos hospitais, até então  restritos”, explica.

O número de óbitos ainda chama atenção, de acordo com o médico, pois trata-se de doentes internados há mais de um mês em estado grave que, infelizmente, não apresentaram uma evolução esperada. O médico lembra que a deliberação das propostas de flexibilização das regras é discutida diariamente pelo grupo Gestor, a partir das premissas de regramentos  Estaduais, sob análise dos dados epidemiológicos trazidos pelas  autoridades de vigilância sanitária municipal, num trabalho conjunto com a Secretaria, visando a segurança da comunidade. 

Neste processo de trabalho conjunto conta-se, também, com o poder de fiscalização e cumprimento da lei por meio das polícias Militar e Civil, bem como da representação do Ministério Público, que agregam suas entidades ao Comitê Gestor. “O Comitê trabalha há mais de cinco meses visando maior segurança em relação à saúde das pessoas e também está atento ao reequilíbrio econômico dos diversos setores produtivos de trabalho da cidade e região ao deliberar as medidas  atuais de flexibilização”, explica o médico.

 O Painel Covid mostra diminuição, pela quarta semana consecutiva, na procura por atendimento nas unidades de saúde (UBS) por suspeita de covid. Foram 503 atendimentos de 23 a 29/8. Na semana anterior, 705; entre 9 a 15/8, 947 e de 2 a 8/8, 1.179. O número de casos confirmados por semana também apresentaram queda. O Boletim de ontem (1) aponta para 2.614 casos confirmados, sendo 14 novos nas últimas 24 horas, além de 34 óbitos.



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000