Categorias



Coral da Saúde Mental muda a vida de pacientes do Caps

15/04/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: coral saude mental

Iniciado em setembro do ano passado, o projeto Coral da Saúde Mental conta com o trabalho voluntário do regente Lucas Santos, integrante da Camerata de Violões, que ensina técnicas vocais e canto coral a 12 integrantes do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), um dos serviços da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras, das 10 às 11h30, em uma das salas da Scar.

O projeto tem por principal objetivo integrar os participantes, auxiliá-los em seus sofrimentos e proporcionar um momento de lazer por meio da música. As apresentações também ajudam os coralistas, que precisam trabalhar o nervosismo e as emoções durante os eventos de que participam. Até o momento, duas apresentações foram feitas. Uma na associação dos servidores municipais (Arsepum), no fim do ano passado, e outra durante evento da Secretaria de Saúde no Cejas, em março deste ano. 

Fabiano Hilbig, 45 anos, conta que mora sozinho e tem dificuldade de interagir com outras pessoas. “Agora estou melhorando nisso. Depois que comecei a vir no coral, converso com meus colegas e não tenho mais tanto receio de falar com os outros”, conta. Para Júlio Jurisch, 47 anos, a música alivia seu sofrimento. “Principalmente à noite, ouço música, canto e isso me alivia. Gosto muito de música”, revela Jurisch.

Uma das psicólogas do Caps II, Mariana Dias Martins Stringari, explica que a indicação para participar do coral é feita pelos profissionais do Caps conforme o perfil do usuário e que o projeto é mais uma ferramenta para o trabalho desenvolvido no Caps. A assistente social Sônia Ines Ossovski considera ótima a participação dos usuários no coral, pois estimula sua autonomia e protagonismo.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Website Security Test