Convênio vai garantir formação a 75 adolescentes que frequentam o CRAS

02/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Geral - Tags: fia senai

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, assinou convênio com o Senai na manhã desta segunda-feira. Participaram o vice-prefeito Udo Wagner, a secretária Maria Santin Camello, a chefe de gabinete Emanuela Wolff, o diretor do Senai, Jeferson Galdino, e o vice-presidente da Fiesc para região, Célio Bayer, além do presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Edson Willian Piotto, e da gerente de Proteção Básica, Bruna Nagel.

A parceria vai garantir a 75 adolescentes de idade entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e que frequentam os serviços públicos como os oferecidos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), cursos gratuitos de formação.

A seleção dos participantes foi feita pelos CRAS e há fila de interessados para nova edição.

Com recurso de R$ 36.480, oriundo de doações ao FIA (Fundo de Infância e Adolescência), serão ofertados três cursos – de Modelagem e Costura Básica, de Eletricista Residencial Básico – e de Robótica. As aulas devem iniciar já em dezembro no Sesi e a carga horária varia de 68 horas a 80 horas.

Para a secretária Maria Santin Camello, a iniciativa inédita vai trazer formação e oportunidade a um público que precisa. “O objetivo é capacitar esses jovens facilitando a inclusão deles no mercado de trabalho. São áreas que têm vagas, mas que empregam quem tem conhecimento específico”, diz.

Segundo o diretor do Senai Jeferson Galdino, o índice de empregabilidade de quem participa dos cursos da entidade é de 92%. Galdino defende ainda que as empresas e pessoas jurídicas façam doações aos fundos municipais, deduzindo do Imposto de Renda. “Esses recursos ficam aqui. Os fundos são mecanismos importantes, então, conversem com um contador, saibam como fazer a dedução, hoje o marco regulatório dá toda segurança. Só conseguimos oferecer essas 75 vagas de capacitação porque os empresários fizeram suas doações”, afirmou.

Célio Bayer chamou atenção para a sensibilidade social inserida em projetos como esse e afirmou que Jaraguá do Sul pode ser referência também na utilização dos fundos. Para o vice-prefeito Udo Wagner, sem desenvolvimento social o desenvolvimento econômico não faz sentido.