Conferência de Políticas para as Mulheres aprova 29 propostas

03/09/2015 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Conselhos - Tags: conferencia municipal politicas mulheres propostas comdim

No evento, também foram aprovadas três moções de reivindicação e escolhidas as delegadas para a Conferência Estadual

As cerca de 100 participantes da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Jaraguá do Sul aprovaram 29 propostas, que resultaram das discussões realizadas em quatro oficinas temáticas. “Fortalecer e implantar espaços de discussão em relação ao direito ao corpo, com liberdade de decisão individual em seus direitos reprodutivos (política de planejamento familiar), aborto, parto humanizado” é uma das propostas destacadas pelos organizadores do evento, que foi realizado na quarta-feira (2), no auditório do Sesi, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e pela Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente.

Os organizadores ainda destacaram outras três propostas aprovadas na conferência: “Criação de fóruns permanentes para incentivar as mulheres como agentes e protagonistas na política pública”; “Aumento de efetivo policial na Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e idoso subsidiado pelo governo do estado, afim de promover e garantir o atendimento 24 horas”; “Ampliar as ações de informação e formação para as mulheres. condizentes aos serviços públicos disponíveis, como também ao acesso ao Sistema de atendimento.”

A plenária da conferência também aprovou o encaminhamento de três moções de reivindicação. Uma delas, dirigida ao Senado Federal, solicita “que seja revista a proposta de emenda constitucional, reservando um percentual mínimo de 20% de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativas as mulheres”. As outras duas são em âmbito local, sendo uma direcionada à Câmara de Vereadores, reivindicando a “criação de lei municipal que garanta o acesso e atuação das 'doulas' nas instituições públicas e privadas que assistem partos” e outra para a prefeitura jaraguaense, pedindo “implantação de uma casa de passagem (abrigo) para mulheres vítimas de violência”.

DELEGADAS – Outra deliberação da conferência foi a definição das dez delegadas que representarão Jaraguá do Sul na Conferência Estadual, prevista para o período de 12 a 14 de novembro deste anos, em Florianópolis. Julie Alexandra Marcchetti Poglia, Eliate Teresinha Ropelato Dal-Ri, Fernanda Klitske Witkowsky e Sandra da Silva Batista são as escolhidas entre as representantes governamentais, enquanto que Eliane Medeiros Corrêa Ludewig, Vilma Zimermann, Rosane Inês Kreutzfeld da Silva, Sandra Aparecida da Rocha Passero, Josina Aparecida Domingos e Teresa Bertoldi são as eleitas entre as não governamentais.