Categorias



Como cuidar da saúde bucal dos bebês durante a pandemia?

07/08/2020 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Saúde - Tags: saúde bucal bebê pandemia coronavírus coronavirus covid-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das recomendações das instituições de saúde é o isolamento social. No entanto, dúvidas em relação ao melhor momento para agendar uma consulta odontológica para o bebê é frequente. Segundo a gerente de Programas, Joyce Ribeiro Bueno, responsável pelo Programa de Prevenção de saúde bucal dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a procura por consultas, neste momento, é mais indicada no caso de urgências. No entanto, os cuidados com a manutenção da limpeza dos dentes devem ser mantidos. “A pandemia paralisou as ações que vinham sendo realizadas nos CMEIs, mas os cuidados com a saúde bucal dos bebês não podem ser esquecidos”, pondera.

Quais são as dúvidas mais frequentes dos pais em relação à saúde bucal do bebê? Veja as orientações das profissionais de odontologia, Sheila Gisele Kaufmann e Eliana C. Gonçalves.

Por que o leite pode causar cárie dental?
O leite, seja ele o materno, ou fórmulas infantis, têm na sua composição açúcares, proteínas e gorduras, e essas composições, quando muito tempo na boca, ocasionam uma proliferação de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde do seu bebê. Por isso, é importante que, assim que ocorrer a irrupção do primeiro dentinho de leite, que seja iniciada a limpeza dos dentes com ajuda de uma gaze ou fralda embebecida com água filtrada, ou ainda, com dedeira de silicone.

Quando deve-se iniciar a utilização da escova de dentes?
Quando começa a irrupcão dos dentes do fundo, conhecidos como molares, o que ocorre, geralmente, por volta dos 18 meses. Neste momento, está na hora de introduzir a escova de dentes, que deve ser macia, utilizando-se creme dental com flúor. O flúor é importante para fortalecer o esmalte e deve ser utilizado em pequenas quantidades, o equivalente a um grão de arroz.Os pais devem supervisionar a escovação, complementando os movimentos e higienizando as áreas de mais difícil acesso.

Por que é importante limpar a língua do bebê?
Como a imunidade do bebê ainda está se formando, é importante também higienizar a língua, pois fungos, conhecidos como “sapinho” que são placas esbranquiçadas, podem se espalhar por toda a língua e bochechas. Esse quadro pode ser muito dolorido, podendo causar febre e falta de apetite. Tudo isso pode ser evitado com a higienização bucal do bebê.

E as visitas ao dentista, quando começar?
Em época de pandemia, o indicado é postegar a visita do bebê ao dentista. Mas isso não significa que os cuidados com os dentinhos não possam ser mantidos em casa. No caso dos pais notarem algum problema na boquinha, alguma alteração nos dentes ou mesmo na língua, aí sim uma visita de urgência poderá ser realizada.

Segundo a odontopediatra Cintia Silveira Gargioni, a língua presa é considerada uma situação de urgência odontológica em bebês, pois pode causar dificuldade na amamentação e levar ao desmame precoce. Esses casos continuam sendo atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fone 2106-8530, conforme protocolo para anquiloglossia.





 

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000