Comitiva solicita que TCU reveja decisão sobre novos cursos de medicina

01/12/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Política - Tags: curso medicina brasilia tcu

Comitiva integrada por 15 prefeitos, dentre estes Dieter Janssen de Jaraguá do Sul, participou no fim da manhã de terça-feira (1) de audiência no Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília, para discutir o andamento da implantação de cursos de medicina em 39 municípios do País. A reunião foi motivada pela decisão tomada na semana passada, em que a ministra do TCU Ana Arraes, que solicitou a paralisação do processo de implantação dos cursos de medicina por conta da avaliação feita do edital formulado pelo Ministério da Educação (MEC) em que ela apontou que não havia delimitação clara dos critérios de habilitação, principalmente quanto à capacidade econômico-financeira das mantenedoras.

Na reunião de terça-feira, os prefeitos junto com representantes do MEC, foram recebidos pelo chefe de gabinete da ministra Ana Arraes, e solicitaramque seja liberado o anúncio das instituições mantenedoras dos cursos em cada cidade sede e que seja discutido juridicamente a situação de cada município em que houver instituições que se sentiram afetadas no critério de avaliação e seleção. Segundo a chefia de gabinete da ministra, ela deve avaliar as propostas em reunião ainda nesta quinta-feira do TCU.

O prefeito Dieter Janssen, destaca a importância para Jaraguá do Sul de receber o curso de medicina, e a necessidade de liberação do processo de andamento da implantação do curso junto do TCU e no MEC. “Toda a região será beneficiada com a formação local de médicos e assim melhoria e ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população”, complementa.

crédito foto: Paulo Negreiros/FNP