Categorias



Comissão pede apoio para instalação de mirante e monumento afro

14/04/2016 - Publicado por: AUREA - Categoria: Cultura - Tags: comissao mirante monumento afro


Integrantes da Comissão Afrodescendente, formada por entidades e defensores da preservação e promoção da história e da cultura africana em Jaraguá do Sul, apresentaram nesta quarta-feira ao prefeito Dieter Janssen, dois projetos de valorização da etnia. A ideia do grupo é de ter a apoio da Prefeitura para a instalação de um mirante no bairro da Boa Vista, e que valorize aquela parte do município que foi a primeira a ser habitada pelos ascendentes afros quando da colonização de Jaraguá, e a instalação de um marco no Centro da cidade que lembre a cultura afro.

O projeto foi bem recebido pelo prefeito Dieter e em breve devem ser apresentados pela comissão os locais possíveis de receber esses dois espaços dedicados à cultura e história afro que contribuíram, junto de outras etnias, para o crescimento de Jaraguá do Sul. “O projeto da Comissão Afrodescendente é muito interessante e merece nosso apoio", acrescenta.

A comissão, coordenada pelo vereador Pedro Garcia e que tem como presidente Francisco Alves, representante do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) , trabalha desde 2014 com um levantamento histórico da chegada e fixação dos ascendentes africanos na cidade.

Segundo Garcia, depois de pronto, o levantamento deve ser transformado em um livro que contará a forma como os negros chegaram à cidade durante a colonização de Jaraguá no ano de 1876, quando o engenheiro e coronel do Exército Emílio Carlos Jourdan chegou a esta região passando a desbravá-la e com auxílio de 60 trabalhadores, inclusive escravos, que cultivam a cana-de-açúcar, instalaram serraria, olaria e engenho de fubá e mandioca.

O presidente da comissão Francisco Alves, explica que é de extrema importância para os afrodescendentes da cidade terem sua história valorizada e reconhecida assim como acontece com as demais etnias. “Precisamos ter um marco em Jaraguá que mostre aos moradores e visitantes que a cultura afro está presente aqui. Além disso, precisamos valorizar o Morro da Boa Vista que foi primeiramente habitado pelos negros e que hoje se tornou um ponto turístico da cidade”, saliente.

Uma outra reunião deve ser marcada em breve para que o grupo traga as sugestões de locais para a construção da mirante no Morro da Boa Vista e a forma como pode ser instalado um marco da cultura afro próximo da biblioteca pública no Centro da cidade.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000