Categorias



Começa construção de nova passagem na Rua Quirino Lunelli

18/06/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil ponte obras substituicao galeria

Começou nesta segunda-feira (18) a construção de uma nova travessia sobre um córrego afluente do Ribeirão Grande do Norte na Rua Quirino Lunelli. Desde as primeiras horas da manhã, a rua foi totalmente interditada próximo ao Hotel Estância Ribeirão Grande para a retirada da tubulação que será substituída por uma galeria moldada no local.

Neste caso, os tubos serão removidos e recolocados a poucos metros da estrutura atual para o desvio do trânsito e, possivelmente, o tráfego estará liberado a partir de amanhã (19), dependendo das condições climáticas. As obras de troca da passagem devem se estender por um período de aproximadamente 90 dias. 

A galeria montada no local consiste na construção das paredes laterais de concreto armado com laje de concreto armado por cima e proteção de proteção de pedras no fundo, com prazo de cura do concreto de cada etapa de pelo menos 30 dias. Em função disso, o trânsito será desviado para uma passagem ao lado. A melhoria é necessária devido a vazão proporcionada atualmente por esta tubulação, que não comporta o volume de água de uma chuva mais forte, alagando a rua, estragando o asfalto e causando transtornos para os moradores.

Recurso proveniente de TAC

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 350 mil, custeados por uma empresa jaraguaense que assinou um termo de ajustamento de conduta com o Município, por meio da Procuradoria Geral e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente. Conforme o presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, outras obras importantes serão pagas por esta mesma empresa que descumpriu a legislação urbanística e ambiental. “O Município está fiscalizando e o recurso do que seria a multa está sendo diretamente aplicado em obras que beneficiam diretamente a população, como é o caso desta no Ribeirão Grande do Norte”, comenta. Deste mesmo TAC serão executadas outras obras de prevenção de cheias, entre elas galerias, pontilhões, desapropriação de terrenos e implantação de ciclovia na Via Verde.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000