Categorias



CIEE, MP e Secretaria de Assistência Social se unem em prol dos jovens

18/11/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Social - Tags: trabalhando juntos projeto mp social ciee

Programa Trabalhando Juntos é voltado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul é parceira do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Ministério Público de Santa Catarina no Programa Trabalhando Juntos. A Secretaria tem o papel de identificar os jovens com idade entre 14 e 22 anos em situação de vulnerabilidade social. Esses jovens passam por capacitação do CIEE e com o apoio do Ministério Público são encaminhados para empresas cadastradas. Uma reunião entre todas essas instituições aconteceu na semana passada na UniCesumar para incentivar as empresas a participar do programa.

O Ministério Público entra como motivador, para que o empresariado local compreenda que a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, que é uma obrigação legal, pode ser socialmente destacada. “Se por um lado as empresas já possuem cotas a cumprir, de aprendizes, a escolha de adolescentes com vulnerabilidades sociais, com conflitos familiares, importa em um trabalho de resgate de cidadania. Muitos destes adolescentes não teriam oportunidades de emprego não fosse este projeto”, ressalta o promotor da 7ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, Rafael Meira Luz. 

A coordenadora do CIEE de Jaraguá, Roberta dos Anjos Moreira, cita que atualmente o município tem 111 empresas parceiras com contratos para estágio e jovem aprendiz. Cerca de 270 jovens estão contratados para esses dois programas e 2.480 jovens, de 14 a 22 anos, aguardam uma vaga de trabalho. “Esse programa vai muito além de um ganho financeiro para o jovem. É uma oportunidade de mudança de vida. Muitos jovens se encontram sem perspectiva nenhuma de futuro. Uma oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho traz o engajamento em várias áreas e a principal delas é o retorno aos estudos”, enfatiza a coordenadora. Ela acrescenta que, na primeira semana de trabalho, os jovens normalmente chegam desanimados, tímidos, com baixa autoestima, e passando uns dois meses, eles estão com um brilho diferente nos olhos, se arrumam mais, expõem suas opiniões e planejam o futuro.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000