Cerca de 400 estudantes comemoram Dia da Água no Sesc

24/03/2009 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Meio Ambiente - Tags:

Um evento alusivo ao Dia Mundial da Água e ao Dia Nacional da Conservação do Solo – comemorados em 22 de março e 15 de abril, respectivamente – deve reunir cerca de 400 estudantes nas dependências do Sesc, das 8h às 11h e das 13h às 16h desta quarta-feira (25).Neste período, alunos da escola estadual Valdete Inês Piazera Zindars e das unidades municipais Ribeirão Cavalo, Luiz Gonzaga Ayroso e Atayde Machado serão envolvidos em uma série de atividades organizadas pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Sesc, Samae/JS, Corpo de Bombeiros/JS, Faculdade Jangada, Secretaria de Educação, Seara/Cargil e Gerência Regional de Educação. De acordo com a educadora ambiental da Fujama, Lucy Cyriaco Lagedo, os estudantes receberão lanche e poderão participar de oito oficinas durante o evento – “Cofrinho Porquinho” (reaproveitamento de material), “Semeando Frutos”, “Contação de Histórias”, “Arte da Terra”, “Faça uma Gota Feliz”, “A Ciranda do Equilíbrio” e “Recióleo”. Também estão previstas brincadeiras como pintura facial (com o tema “Água”), dança circular e de cooperação, cama-elástica e piscina de bolinhas, além da mostra “Senhor Inseto: Muito Prazer”. Esta promoção conta com a parceria de Malwee Malhas, Duas Rodas, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional e várias vários setores da prefeitura jaraguaense. Lucy Lagedo informa que outra atividade envolverá 30 alunos de uma turma da 3ª série da EEB João Romário Moreira, no Bairro Rio Cerro II, a partir das 8h de sexta-feira (27). “Há dois anos, quando estavam na 1ª série, eles plantaram mudas de árvores nativas destinadas à recuperação da mata ciliar do rio que passa próximo da escola e agora vamos levá-los ao local para verem o resultado do que fizeram”, explica, acrescentando que a área, às margens do Rio Cerro, foi monitorada por técnicos da Fujama durante este período. A educadora ambiental lembra que estas atividades comemorativas estão acontecendo desde a semana passada, quando a Fujama iniciou uma série de minipalestras sobre a importância das árvores na manutenção do ciclo hidrológico normal e conservação do solo, destinadas a alunos das redes municipal e estadual de ensino. “Estivemos em quatro escolas e já distribuímos 3 mil mudas de goiabeiras, quase a metade destas 6.300 frutíferas doadas pela Duas Rodas”, salienta Lucy Lagedo. A distribuição das demais deve prosseguir a partir de 2 de abril, data em que reabre o agendamento para as unidades escolares interessadas em receber as minipalestras. Outra iniciativa que integrou a programação alusiva ao Dia Mundial da Água foi desenvolvida pela Clube de Canoagem Kentucky na tarde do último sábado (21). Na oportunidade, canoístas associados à entidade realizaram um mutirão de limpeza num percurso de 5km do Rio Jaraguá, de onde recolheram dezenas de quilos de lixo. de garrafas pet a motor elétrico, passando por carrinhos-de-mão e pneus.