Cerca de 200 participantes na abertura dos Jogos Integrativos da Terceira Idade

28/04/2017 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Social - Tags: abertura jogos integrativos terceira idade participantes

Evento deverá receber aproximadamente 600 inscritos, segundo previsão dos organizadores

Cerca de 200 idosos compareceram à abertura dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti) 2017, realizada na manhã desta sexta-feira (28), nas dependências do Centro de Convivência (pavilhão C do Parque Municipal de Eventos. A solenidade contou com as participações da secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santim Camello, e da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

Além do desfile de representantes dos 35 grupos de idosos da cidade, a cerimônia envolveu o acendimento da pira dos Jiti pelo atleta Vicente Martins da Silva, de 80 anos, condutor da tocha. Já o juramento foi declarado pelo atleta Waldir Kuehne, de 67 anos. A 18ª edição dos Jiti ocorrerá de 5 de maio a 8 de agosto, devendo reunir cerca de 600 participantes.

Promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Centro de Convivência, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o evento terá disputas em 14 modalidades – bolão; doopelkopf; bocha, canastra, dominó, truco, general e tiro nos naipes masculino e feminino. O bolão será disputado na Arweg e na Sociedade Recreativa Alvorada, no Rio Cerro II, onde também acontecerão as provas de tiro. As demais competições ocorrerão no Centro de Convivência, mesmo local que servirá de palco para o encerramento dos Jiti 2017, programado para o dia 18 de agosto.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Santim Camello, os Jogos Integrativos da Terceira Idade têm por objetivo oportunizar intercâmbio sociocultural e esportivo, incentivar princípios de união, superação e companheirismo, proporcionar a participação dos idosos em atividades de lazer e que incentive a manutenção das modalidades que fazem parte da cultura local. Além disso, também visa contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento de vínculos e do convívio comunitário, por meio da prática de atividades esportivas e de lazer entre os grupos de terceira idade, valorizando as experiências dos participantes.