Categorias



Centro Empresarial integrará grupo de trabalho Pró-Empresa

09/04/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Gabinete - Tags: gabinete acijs desburocratizacao pro-empresa

O Vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Udo Wagner, a Chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro, participaram da plenária do Centro Empresarial, na noite desta segunda-feira (8), onde o tema principal foi a desburocratização dos serviços públicos. O presidente do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, abriu a reunião destacando a intenção de combater a disfunção burocrática, considerando que, no Brasil, o empreendedor espera em média 80 dias para abrir uma empresa, o que considera inconcebível. 

Ao fazer uma apresentação sobre a desburocratização na Prefeitura, a Chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, afirmou que Jaraguá do Sul está em outro momento. “Não é mais assim aqui em Jaraguá do Sul. A administração municipal vem simplificando os sistemas, diminuindo a burocracia, o uso de papel e oferecendo mais serviços online, para facilitar a vida do empreendedor”, defendeu. Ela apresentou as principais medidas implantadas no município, como é o caso da criação do Grupo Pró-Empresa, do alvará de atividade, a adesão ao SC Bem Mais Simples, as leis das feiras livres e do comércio eventual, a Nota Fiscal Eletrônica, a triagem de documentos no Protocolo, certidão negativa online, lei de food trucks e food parques, lei das microcervejarias, site de abertura de empresas e a multitramitação de processos, como ferramentas que ajudaram a mudar a realidade de Jaraguá do Sul. “Este governo municipal está fazendo um esforço grande para que as coisas andem com mais rapidez e agilidade, gerando empregos e novos negócios em Jaraguá do Sul”, complementa. Também informou que para chegar a este ponto, foram alterados 157 dispositivos legais, por isso, citou o trabalho desenvolvido pelo Legislativo, para que, futuramente, não haja um retrocesso em tudo aquilo que foi avançado agora.

Anselmo Ramos reconheceu a vontade da atual gestão de agilizar os processos e acrescentou que é importante acompanhar a evolução. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Zancanaro, comentou o número de acessos no site criado pela Prefeitura especialmente para a abertura de novas empresas. De acordo com ele, foram 3,6 mil acessos ao site em 2018, quando foram criadas 180 novas empresas no município. Já em 2019, foram quase quatro mil acessos e a criação de 360 empresas. “Para muitas atividades, em menos de uma semana, a pessoa já tem o alvará em mãos para poder atuar”, comemora, dizendo ainda que 95% das empresas são consideradas de baixo impacto, o que acelera ainda mais o processo de abertura. 

Udo Wagner reforçou as palavras do secretário e da chefe de Gabinete dizendo que Jaraguá do Sul está mudando. “Mudamos para uma nova realidade e, agora, até mesmo os processos já estão chegando na Prefeitura mais completos”, resume. 

Ao final, a Chefe de Gabinete sugeriu que o Centro Empresarial indique seus representantes para integrarem o Grupo de Trabalho Pró-Empresa, já constituído na Prefeitura, por meio de Decreto Municipal, e que já vem atuando desde julho de 2017.




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Website Security Test