Categorias



Capacitação para receber cicloturistas atraiu 55 empreendedores

08/08/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Turismo - Tags: turismo jaragua do sul cicloturismo

Esta semana aconteceu mais uma etapa da capacitação aos empreendedores da microrregião envolvidos no Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, que serão os responsáveis para dar suporte aos cicloturistas em seus roteiros pelo Vale. O treinamento ocorreu na quarta-feira, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

A capacitação, que atraiu 55 participantes - entre operadores de turismo de aventura, donos de hotéis, pousadas, restaurantes e pesque-pagues -, foi ministrada pelo painelista Cleiton Dias, sócio-proprietário da AK3 Turismo, de São Bento do Sul. 

No conteúdo programático foram abordadas informações a serem repassadas aos ciclistas nos pontos de apoio, assim como dicas para proporcionar infraestrutura, conforto, alimentação e segurança aos que apreciam esse tipo de modalidade, voltada ao ecoturismo. Em suma, orientações para que os prestadores de serviço do setor possam disponibilizar tudo o que for necessário aos ciclistas e suas companheiras de jornada: as bicicletas.

O que o cicloturista busca?

O palestrante Cleiton Dias, um dos proprietários da AK3 Turismo, juntamente com Anderson Kemper, abordou sobre os itens básicos que o cicloturista busca, como guardar a bicicleta em local seguro e adequado para lavagem do equipamento e da roupagem de ciclista; uma boa refeição (incluindo café da manhã); e hospedagem confortável, com banho quente e wi-fi. Disponibilizar ferramentas e equipamentos adicionais para manutenção das bicicletas pode ser um diferencial que agregará pontos para um meio de hospedagem, segundo ele. “Os cicloturistas precisam do básico para contemplar o roteiro com prazer, levando lembranças inesquecíveis”, ressalta.

O trabalho da AK3 começou com o levantamento do potencial para o cicloturismo, em novembro de 2017, seguido do mapeamento e culminando com a capacitação aos proprietários de empreendimentos. Dos 1.700 quilômetros mapeados, foram definidos 250 quilômetros ao Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos – Rota Serra.

Ainda de acordo com Cleiton Dias, também foi criada a Rota Mar, de 250 quilômetros, por Jaraguá do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú e Massaranduba, passando por Luís Alves. “Esses circuitos estão interligados com o Circuito das Araucárias, Vale Europeu e Costa Verde Mar, totalizando mais de 1.500 quilômetros de circuitos mapeados, agregando outros circuitos. Um circuito divulga o outro”, revela.

Novas perspectivas

O diretor de Turismo e coordenador do Colegiado de Turismo da Amvali, Marcelo Nasato, destaca sobre as novas perspectivas que se abrem ao trade turístico a partir da capacitação e do lançamento do Circuito Vale dos Encantos: “Temos belezas naturais, infraestrutura, receptividade e gastronomia. Esse projeto do Cicloturismo Vale dos Encantos será um marco para nossa região”.


Lançamento oficial do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos será sábado 

Neste sábado (10), às 10h, a comunidade está convidada a conferir o lançamento do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos – Rota Serra, no Parque Municipal de Eventos, dentro da programação a segunda edição do Jaraguá MIX. A iniciativa é da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, juntamente com o Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). O convite é assinado pelo presidente da Amvali e prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi, e pelo diretor de Turismo de Jaraguá do Sul e coordenador do Colegiado de Turismo da Amvali, Marcelo Nasato.

O trajeto do Circuito Vale dos Encantos soma 250 quilômetros, previstos para serem percorridos em cinco dias, pelos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, passando por Pomerode. Vale lembrar que o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos começou a ser desenhado em novembro de 2017.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000