Capacitação envolve professores de séries finais nesta terça

17/05/2016 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: capacitacao formacao ensino fundamental fameg

Hoje a formação foi direcionada a professores do 6º ao 9º ano da rede municipal. Eles ouviram do professor Roni Carlos Silveira dos Santos, destaque das séries finais do Prêmio Professor Nota 1.000, as experiências trazidas da Alemanha durante visita realizada em março deste ano. No total, 500 professores – de anos iniciais e finais do ensino fundamental – participam de formação promovida pela Secretaria da Educação nesta segunda e terça-feira.

Entre as experiências que mais chamaram a atenção dos professores que ouviram Santos, foi o relato de que as crianças, na Alemanha, permanecem em silêncio, prestando atenção na aula. “Isso seria maravilhoso. Meus alunos são agitados e é difícil obter o silêncio. Esse tipo de educação tem que vir de casa”, comenta a professora de Língua Portuguesa Lucimar Maria Rita (foto), 54 anos, que leciona há 18 anos. Com o relato da experiência de escolas da Alemanha, Lucimar pretende incentivar ainda mais a leitura, por meio de encenações teatrais, oralidade, pesquisa, assim como acontece no país europeu.

O professor de matemática Osvaldo Deucher (foto ao lado), 67 anos, há 32 ensinando a disciplina, gostou do material pedagógico de matemática disponibilizado nas escolas da Alemanha. “Não temos esse tipo de material aqui, então criamos estratégias para envolver os alunos de forma lúdica, como o quadrado mágico, quebra-cabeças matemáticos, entre outros materiais”, relata. Após o relato sobre as experiências na Alemanha, os professores se reuniram por áreas de atuação para discutir as estratégias pedagógicas de cada disciplina.