Categorias



Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (4)

30/04/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: gripe campanha 2015

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul inicia na segunda-feira (4) a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que mudou de 27 de abril para 4 de maio, por motivos técnicos. A mobilização acontece de 4 a 22 de maio, tendo como Dia D 9 de maio, sábado. A Secretaria da Saúde pretende vacinar neste ano 31 mil pessoas do público-alvo.


No Dia D todos os postos de saúde com sala de vacina atenderão o público-alvo das 8 às 17 horas. Durante a semana, das 7 às 16h30. Nas quartas-feiras à tarde não há atendimento à população nos postos de saúde devido à reunião de equipe. Além dos postos de saúde com sala de vacina, a Unidade Básica Central também disponibiliza a vacina, em um horário diferenciado, das 7 às 17h45.



Números da gripe em Jaraguá


Em 2014, 56 pessoas foram internadas nos hospitais do município com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desse total, foram confirmadas com influenza 14 pessoas, sendo que uma pessoa morreu. Até março deste ano, foram internadas em Jaraguá do Sul seis pessoas com o sintoma da síndrome, sendo que apenas um caso foi confirmado com influenza.


De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde Dalton Fernando Fischer, a recomendação é de que as pessoas continuem usando o álcool gel para higienizar as mãos, além de lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Outra recomendação é manter arejados o ambiente de trabalho, as salas de aula, de lazer e a casa. Quando tossir, deve-se cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o antebraço.


O médico deve ser procurado ao apresentar sintomas de gripe, como febre, tosse, dor de garganta ou no corpo e falta de ar. Locais com grande concentração de pessoas devem ser evitados.


Confira quem pode receber a vacina na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe:


- gestantes em qualquer fase da gravidez,

- puérperas (até 45 dias após o parto),

- pessoas acima de 60 anos de idade,

- trabalhadores da área da saúde,

- crianças de seis meses a menores de cinco anos,

- portadores de doenças crônicas,

- presos e funcionários do sistema prisional.





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000