Categorias



Campanha contra o sarampo termina nesta sexta-feira

10/03/2020 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: sarampo campanha influenza vacina

Vacinação contra a influenza inicia neste mês, aguardando apenas a confirmação da Dive-SC

A Campanha de vacinação contra o sarampo, que iniciou em 13 de fevereiro e termina nesta sexta-feira, 13 de março, imunizou até sexta passada 2.800 pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. O público que mais precisou da vacina foi aquele que não estava protegido ou que não lembrava se havia sido vacinado e sem carteirinha de vacinação, na faixa etária dos 20 aos 49 anos. A supervisora de imunização, Ana Kneipp, revela que, no total, 14 mil carteiras de vacina foram avaliadas nos postos de saúde.

Neste ano nove pacientes apresentaram sintomas suspeitos de sarampo e dois casos foram confirmados. Ambos os pacientes se recuperaram e passam bem. No ano passado foram 41 casos suspeitos e 12 confirmados para sarampo, somente em Jaraguá do Sul. A doença, conforme enfatiza Ana, é altamente contagiosa, sendo transmitida pelo ar, por gotículas de saliva, sendo que uma pessoa pode rapidamente contaminar até 18 pessoas ao seu redor. “Por isso a importância de criarmos uma barreira imunológica contra o sarampo, que é uma doença grave, que estava erradicada do País, voltou a ser registrada e pode matar. Mesmo depois do término da campanha, qualquer pessoa que tenha dúvida se está protegida contra o sarampo pode ir até o posto de saúde mais próximo e se informar”, declara a supervisora.

Alguns números do sarampo 2019/2020 em Santa Catarina

Joinville – 138 casos confirmados
Florianópolis – 46 casos confirmados
Concórdia – 18 casos confirmados
Porto União – 15 casos confirmados
Jaraguá do Sul – 14 casos confirmados

Campanha contra a influenza começa neste mês

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul aguarda informe oficial da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) – o que deve acontecer nesta semana - para divulgar o início da campanha de vacinação contra a Influenza. A expectativa é de que inicie no dia 23 de março, com Dia D em maio. O público-alvo é o mesmo do ano passado. Confira abaixo. 

-Crianças de seis meses a menores de seis anos
-Profissionais de saúde
-Gestantes
-Puérperas
-Pacientes com doenças crônicas
-Professores e auxiliares de sala
-Pessoas com idade a partir de 55 anos



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000