Categorias



Atuação na saúde pública leva servidor à Academia Catarinense de Odontologia

07/10/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Saúde - Tags: academia odontologia

Programa implantado por Medeiros levou dentistas às unidades de educação infantil impulsionando a queda dos índices de cáries 


A atuação na saúde pública em Jaraguá do Sul credenciou o primeiro jaraguaense a ser eleito membro da Academia Catarinense de Odontologia: o servidor municipal, odontopediatra Luís Fernando Medeiros, que atua como efetivo desde 1994 na Secretaria de Saúde, onde idealizou o Programa de Odontologia para Bebês Aplicado em Creches Municipais, implantado em 1995 e que se tornou referência nacional. A posse está marcada para o dia 22 de novembro, em Florianópolis.

Dizendo-se honrado pela sua aprovação, Medeiros explica que, para ser acadêmico, o profissional precisa ter seu nome indicado por três acadêmicos e aprovado em assembleia da Academia. A aprovação leva em conta se no currículo do candidato há relevante contribuição para a história da odontologia catarinense.
Neste sentido, ele lembra que o destaque obtido pelo Programa de Odontologia para Bebês “abriu possibilidades para o Município atrair eventos estaduais e nacionais, trazendo discussões que contribuíram para o aperfeiçoamento dos nossos profissionais tanto em âmbito municipal como estadual”. De acordo com Medeiros, foi o conjunto dessas iniciativas, mais sua participação como palestrante em inúmeros eventos abordando o programa implantado em Jaraguá do Sul, que credenciaram sua indicação.


BEBÊS – Implantado em 1995, o Programa de Odontologia para Bebês Aplicado em Creches Municipais para Crianças de 0 a 5 anos foi inspirado em conceitos aplicados na Clínica de Bebês desenvolvida no município de Londrina, no Paraná. “
A diferença é que lá a mãe se desloca até uma clínica, enquanto que aqui, como nossa cidade tem perfil industrial, o odontopediatra faz a visita ao bebê nas creches municipais”, diz Medeiros, acrescentando que na época da implantação do programa havia apenas 12 creches na rede municipal. Hoje, a denominação passou para Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e passou para 30 estabelecimentos, mais uma unidade de Pré-Escolar.

Medeiros explica que o trabalho básico consiste em conscientizar os pais quanto à importância da higiene bucal e da alimentação saudável nos primeiros anos de vida de seus filhos e atividades preventivas executadas nas creches municipais.

As crianças têm o acompanhamento de odontopediatra e técnicos de saúde bucal dentro dos CMEIs, em parceria com as técnicas de enfermagem. “No final de cada visita, os profissionais fazem um relatório das crianças que apresentam algum problema e suas mães e pais são contatados pra que os eventuais problemas sejam solucionados”, complementa.


O odontopediatra lembra que, em apenas dois anos depois da implantação do programa já foi possível mensurar os resultados positivos. “Nesse período, registramos uma redução no percentual de cáries nas faixas etárias de 1 a 2 anos – que passou de 4% para 2,8% – e de 2 a 3 anos, caindo de 20% para 7%”, destaca.

Medeiros acrescenta que já no início dos anos 2000 o número de cáries em dente de leite (ceo) no município chegou a 1.15 por criança, muito abaixo da média nacional, que era 2.8, segundo dados do Ministério da Saúde.

Outro parâmetro citado por ele é a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomendava que 50% da população de crianças com até cinco anos de idade estivessem livre das cáries no ano 2000. Em Jaraguá do Sul, já passava de 60% esse percentual.



EVENTOS – Esse desempenho deu visibilidade nacional a Jaraguá do Sul na área de odontopediatria, proporcionando convites a Medeiros para realizar palestras apresentando a experiência jaraguaense em eventos como seminários e congressos promovidos em municípios de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Ceará.

Entre os 22 eventos em que participou como palestrante, havia nacionais e internacionais, como o XVI Congresso Brasileiro de Odontopediatria, em Gramado/RS e o V Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, em Curitiba/PR, além de estaduais como IX Congresso Catarinense de Odontologia, em Florianópolis/SC. Além disso, foi possível trazer para Jaraguá do Sul oito edições do Encontro Sul Brasileiros de Odontopediatria, o 22º Congresso Brasileiro de Odontopediatria e o VIII Encontro Nacional de Odontologia para Bebês.


SERVIDOR – Na Secretaria de Saúde, enquanto servidor efetivo, foi odontopediatra responsável pelo Programa de Odontologia para Bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil (1994/2002), assessor para Políticas de Saúde Bucal (2001/2004), vice-coordenador de Saúde Bucal (2005/2008), coordenador de Saúde Bucal e Responsável pela área de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (2009/2012). Atualmente, desde 2013, é responsável pela área de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde.




 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000