Categorias



Assinado Estatuto do Tecnovali

21/10/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Geral - Tags:

Prefeitura cede área de 10 mil metros quadrados para instalação do Parque Tecnológico



















A prefeita jaraguaense Cecília Konell, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, e representantes de outras 16 entidades, assinaram o Estatuto do Tecnovali – Parque Tecnológico e de Inovação da Região de Jaraguá do Sul em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Sesi (foto acima). O documento também levou as assinaturas – como testemunhas do ato – do representante da Câmara Municipal na cerimônia, o vereador Isair Moser, e do empresário Moacyr Sens, representando todas as instituições envolvidas no projeto.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo e coordenador-geral do Tecnovali, Célio Bayer, a assessora da Amvali, Luzia Wilbert, o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação (da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável/SC), Alexandre Sewa, o representante da Fapesc, diretor da Pasta das Incubadoras/Pronex/Jovens Pesquisadores, Gerson Fausto Bortoluzzi, e o presidente da Acijs, Durval Marcatto, também integraram a mesa de autoridades.

Ao agradecer o empenho de todas as entidades e lembrar que o projeto pertence a Jaraguá do Sul, mas é estendido a todos os municípios da Amvali, a prefeita jaraguaense Cecília Konell destacou que a iniciativa representa um grande avanço para a região, pois fomentará o desenvolvimento tecnológico e científico, ao mesmo tempo em que viabilizará a geração de emprego e renda, proporcionando um crescimento regional sustentável. Ela também anunciou que a Prefeitura de Jaraguá está cedendo uma área de 10 mil metros quadrados para a instalação do Tecnovali, podendo ser ampliada, caso haja necessidade.

O coordenador-geral do projeto, Célio Bayer, salientou que o Tecnovali passa a existir como instituição e já está habilitado a buscar, através de projetos, recursos públicos e privados para sua concretização. “Agora começa a grande etapa que é a consolidação do projeto, com a captação de recursos e de empresas para que ele aconteça de fato”, diz Bayer.

Além de recomendar que as atividades no Tecnovali envolvam uma diversidade tecnológica, para não ficar vulnerável frente a eventuais crises, Moacyr Sens – também considerado o padrinho do Parque Tecnológico – ainda sugeriu que as instalações do empreendimento sejam executadas de forma modular. E é seguindo esta sugestão que um dos grupos de trabalho, o GT de Infraestrutura, está desenvolvendo o anteprojeto. “Desta forma, permitirá a expansão de acordo com sua necessidade”, explicou Célio Bayer, acrescentando que a instalação física do Tecnovali será na atual área industrial, no bairro Estrada Nova, mas seu endereço, por enquanto, é o mesmo da Amvali, no bairro Vila Nova.

O Estatuto do Parque Tecnológico resultou do trabalho desenvolvido pelo GT Esforço Legal, que tem como próxima tarefa imediata a elaboração do regimento interno, segundo informação de Bayer. Ele acrescenta que os outros grupos também estão dando continuidade a suas tarefas, como o GT Estratégico, por exemplo, que tem entre suas incumbências de buscar a participação das entidades e elaborar projetos para a captação de recursos.

Bayer lembra que 18 entidades estão envolvidas diretamente neste projeto: Prefeitura de Jaraguá do Sul, Associação dos Município do Vale do Itapocu (Amvali), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Associação Comercial e Industrial/JS (Acijs), Associação dos Engenheiros e Arquitetos/JS, Anhanguera/Fatej, Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi), Instituto de Cidadania e Estudos Públicos/ProJaraguá, Instituto Euvaldo Lodi/SC, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Grade de Ciências Básicas, Fameg/Uniasselvi, Faculdade Jangada, Sebrae, Senac, Senai, Unerj e Instituto Cassuli.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000