Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido recolhe 365 toneladas de lixo em três bairros

24/05/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Meio Ambiente - Tags:

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) realizaram no último sábado (22), nos bairros Três Rios do Norte, Santo Antônio e Ribeirão Grande do Norte, a 11ª edição do Programa Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido, que tem como objetivo a conscientização ambiental dos munícipes através da coleta de materiais. Foram recolhidas, nesta edição, 365 toneladas de lixo e 1,8 tonelada de material reciclável, sendo usados 13 caminhões e cinco máquinas, com apoio de 80 servidores municipais.Munícipes aprovam a iniciativa da administração municipal. “O programa é muito bom. Pena que tem morador que não aproveita pra fazer uma limpeza na sua casa e no seu terreno, pois esse programa ajuda a deixar o bairro mais limpo e mais bonito. Acredito que a população poderia colaborar um pouco mais”, diz a servente Maria do Carmo, 52 anos de idade, moradora do bairro Santo Antônio. O programador de malhas Eduardo de França, 22 anos de idade, também morador do bairro Santo Antônio, que mora com a esposa e a sogra, também elogiou o programa: “Aproveitamos para tirar de dentro de casa e do terreno tudo o que não vinha tendo utilidade. O Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido é muito importante para a comunidade. Com esse trabalho deixamos a área em que vivemos mais limpa. Os caminhões vieram aqui e num minutinho limparam tudo aqui na frente de casa”. Nas 11 edições do programa, iniciado em junho de 2009, foram coletadas 4.642 toneladas de lixo e 36,38 toneladas de material reciclável. Já a limpeza dos rios Jaraguá, Itapocu e Itapocuzinho resultou no recolhimento de 2,05 toneladas de entulho. De todos os terrenos baldios notificados em razão do acúmulo de lixo, cerca de 82% dos proprietários providenciaram a limpeza das respectivas áreas. As próximas ações do programa acontecerão no dia 26 de junho, envolvendo os bairros Água Verde, Estrada Nova, Rau e Três Rios do Sul.